Pedras Quente
Monografias: Pedras Quente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonorleo • 27/2/2015 • 5.031 Palavras (21 Páginas) • 414 Visualizações
O que é terapia das pedras quentes?
5 Comentar | Imprimir | E-mail |
O que é terapia das pedras quentes
O contato com a natureza pode trazer benefícios que a gente, às vezes, nem desconfia. Imagina a cena: você, andando pelo campo, aquelas pedras ali, jogadas, no caminho, meio estorvando, meio decorando.
Publicidade
Você passa e simplesmente esquece. Não dá importância. Passados alguns minutos e você nem lembra mais do que viu. Já aconteceu algo parecido, ou não? Quem poderia imaginar que elas, as pedras do caminho, agora passariam a ser o centro das atenções do mundo da estética?
A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento. No Brasil, foi introduzida há dois anos pela esteticista Ala Szerman, única profissional habilitada para formar novos técnicos no assunto no País.
As manobras utilizadas na técnica são herança da massagem sueca e do shiatsu. Isso somado às teorias de moxa, a técnica oriental que usa a termoterapia para curar, os conhecimentos de Geoterapia e Massoterapia. Alternando a aplicação no corpo de pedras frias e quentes, consegue obter uma sinergia, reações fisiológicas e orgânicas que fazem muito bem. As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que religa a força interior. A aplicação é profunda.
"São pedras vulcânicas, plutônicas e sedimentares que trazem herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação. Aproveitamos os formatos das pedras para que o encaixe seja o melhor possível no corpo", explica a esteticista. Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e reenergizadoras no corpo.
Aliás, extremamente sedativas. Ala explica que os pacientes entram no estado alfa, onde o cérebro fica praticamente desativado. "É o relaxamento total. Por isso a técnica é tão utilizada para quem sofre com os efeitos do estresse". Ao final das sessões, que chegam a durar uma hora e meia, Ala diz que é normal os pacientes ficarem dormindo. "Não é o que buscamos.
Melhor seria que eles ficassem acordados, mas totalmente relaxadas como pressupõe o alfa. Mas eles relaxam tanto que dormem".
As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar
a fome quando entravam em processo de jejum. "Por isso a técnica auxilia na perda de peso", conta a esteticista. Além disso, a energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite.
Ala conta que foi pessoalmente favorecida com os resultados da técnica. Ela foi vítima de um câncer na mama. Depois das sessões de quimioterapia e com o problema sanado, ela se submeteu a várias aplicações com as pedras quentes. "A energia do corpo fica completamente alterada depois de um susto desses. As pedras auxiliam na restauração do equilíbrio."
Massagem com Pedras Quentes - Ágatas
A beleza natural das pedras vem de origem milenar, encantando, melhorando a vitalidade corpórea, reequilibrando energias, fortalecendo e realizando em nós ,o tão almejado Bem Estar.
O calor das pedras alcança as fibras mais profundas da musculatura, relaxando e aumentando a irrigação sanguínea e linfática.
E as Ágatas são sem sombra de dúvida, um dos exemplares mais autênticos e de funções terapeuticamente comprovadas. Seu uso vem sendo largamente utilizado, por diversas categorias de terapeutas, esteticistas, massagistas por serem pedras com características muito importantes tais como:
1-Boa capacidade de retenção e propagação de calor.
2-Beleza inquestionável.
3-Absorve pouca umidade (menos de 1% de água), sendo uma pedra mais higiênica e de fácil manutenção
4-Pouca ou nenhuma porosidade (higiênico e de fácil manutenção).
5-Otimizadoras do sistema Linfático, e normalizadora das funções do sistema nervoso.
É necessário , para o uso dessas terapias, uma correta higienização destas pedras pois , serão usadas no corpo de diversas pessoas. Sendo assim :
Lave sua pedra com Sabonete Antisséptico, enxágue em águas corrente, e depois de enxugar, aplicar álcool á 70 %. Assim estarão prontas e higienizadas,
para serem utilizadas.
Pedras de Ágata tem suas propriedades especiais, que serão usadas também com movimentos de deslizamento, de forma aquecida, dando sensação de extremo relaxamento e vitalidade.
Um dos princípios que a Terapia das Pedras Quentes se baseia em termoterapia é os benefícios que este método proporciona. A termoterapia é a aplicação de diferentes temperaturas com a finalidade de mudar as respostas fisiológicas do corpo.
O uso de calor e frio é a massagem mais eficaz e atual no campo até o momento. A circulação é modificada rapidamente com o uso de pedras quentes e frias. Se a circulação aumentar, a nutrição também aumentará e o mesmo acontecerá com as células nas funções do corpo. Acredita-se que ao aumentar o fluxo sanguíneo através da pele, o fígado, o intestino e os rins sofrem desintoxicação.
Ao usar tanto pedras quentes quanto frias em uma massagem, você está acelerando a troca de sangue, linfa e fluidos digestórios do corpo. Ao usar as duas temperaturas extremas, aumenta-se o fluxo sanguíneo na área, bem mais que se tivesse usado quente e frio separadamente. Aumenta-se assim a circulação, e a qualidade do sangue, portanto a pessoa melhora.
A aplicação de pedras quentes e frias produz uma série de respostas internas. A aplicação prolongada de pedras quentes em uma área atua como um derivativo que diminui o sangue e a linfa de uma área, aumentando o sangue e
...