Analises Clinicas
Pesquisas Acadêmicas: Analises Clinicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ale_ng • 10/11/2014 • 832 Palavras (4 Páginas) • 709 Visualizações
Aluna: Alessandra Negri da Cruz 9º termo Farmácia
Estágio Supervisionado em Análises Clínicas
Prof. Dr. Luciano Lobo Gatti
Caso Clínico I- Para Discussão e Correlação Multidisciplinar
Paciente A.R.S., feminino, 56 anos, leucodérmica, viúva, do lar, natural de Nova Lima e procedente de Belo Horizonte.
Data: 05/02/2003.
H.M.A: Há 01 ano , a paciente apresentou episódio de icterícia, com desaparecimento natural espontâneo. Atualmente é assintomática, mas tem níveis de transaminases sanguíneas persistentemente elevadas. É diabética e hipertensa , fazendo uso regular de medicamentos para controle.
Exame Físico: Paciente lúcida e ativa. Corada, hidratada, anictérica e acianótica. Sem edemas periféricos. Eupnéica e afebril.
P.A. = 190x110 mmHg F.C = =100bpm
Sem visceromegalia abdominal
EXAMES COMPLEMENTARES
Transaminase glutamo oxalacética(T.G.O.): 102 U/l
Transaminase gluramo piúvica(T.G.P.): 142 U/I
Gama glutamil trasferase(Gama GT): 176 U/I
Fosfatase alcalina(F.A.): 192 UI/I
Bilirrubina total(B.T.): 1.8 mg%
Bilirrubina direita(B.D.): 1.2 mg%
Bilirrubina indireta(B.I.): 0.6 mg%
SOROLOGIA
08/05/2002: 17/10/2002: HBeAg: positivo 09/03/2003: HBeAg : +
HbsAg ( ELISA): positivio Anti-Hbe:negativo Anti-Hba: positivo
Anti-HBe: negativo
HbeAg (ELISA): positivo
Essa paciente tem hepatite B crônica. Pois, nos pacientes com hepatite crônica B (definida sorologicamente como persistência do antígeno de superfície do VHB-AgHbs por mais de 6 meses) pode-se observar, durante a sua longa evolução, a presença de duas fases bem distintas e de duração variável, na primeira, em geral, correspondendo à períodos mais precoces da doença, o VHB demonstra intensa replicação, comprovada pela presença no soro do AgHbs, do antígeno “e” (AgHbe), do próprio DNA viral (DNA-VHB), detectado por técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), além dos anticorpos contra o core viral (anti-Hbc) da classe IgG e, ocasionalmente, da classe IgM. A biópsia hepática nesses indivíduos mostra atividade inflamatória portal e periportal que pode variar de leve a intensa, na dependência do grau imunitário do indivíduo.
O surgimento do anticorpo anti-HBs indica sempre resolução do processo, conferindo imunidade duradoura à infecção pelo VHB. Cerca de 5% a 10% dos pacientes persistem com o AgHbs no soro além de 6 meses,
...