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Analyse Film Glaneurs Et Glaneuses

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Por:   •  17/1/2014  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

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Para o pensamento humano , a imagem sempre foi uma questão deixada sem resposta definitiva : a proibição bíblica da possibilidade tecnológica infinito , a imagem passou por estágios conceituais complexos e heterogêneos. Hoje , projetando a imagem como uma presença inevitável da vida diária e como uma forma de reflexão misteriosa .

Esta tese propõe a visão de Walter Benjamin e Aby Warburg através de alguns conceitos básicos : imagem do pensamento , a sobrevivência , o espaço pensando, representação cortado da história. Enigmaticamente localizado entre as artes visuais e pensamento filosófico , a imagem torna-se um tema de discussão no final do século 19 e início do século 20 , os dois pensadores citados foram os primeiros a examinar os valores conceituais da imagem e buscar evocar como espectro do pensamento. As peças e artigos críticos de Benjamin encontram os estudos estéticos discretos de Warburg ao ponto em que a ideia da imagem do início de qualquer discussão .

Para o imaginário contemporâneo, as estruturas conceituais construídas por Benjamin e Warburg são elementos dominantes na engrenagem reflexiva dodecafônica de hoje em dia. Quando Denkraum (espaço de pensamento ) e Denkbild (imagem do pensamento) geram a dinâmica filosófica de Benjamin e Warburg.

A análise comparativa destes conceitos leva à conclusão de que a imagem está intimamente e, paradoxalmente, ligada à visão da história , na verdade , a imagem é uma representação da história que , por sua vez , é representada em cada imagem.

No seu filme Les glaneurs et les glaneuses, Agnès Varda utilizou esta visão da imagem através a história.

Varda tem recolheu em toda a França e imagens de ‘glaneurs’ e ‘glaneuses’. Não os do passado que pegavam as espigas de milho após a colheita, mas os da recuperação, coletores da nossa sociedade moderna, aqueles que por necessidade, asar ou escolha vivem em contato com o mundo surpreendente de restos de outros. Les glaneurs et les glaneuses é apresentado no como um documentário sobre métodos contemporâneos de "recolha" . Tendo mostrado a definição completa da palavra "recolher” :

1) buscar nos campos após a colheita , os espigos que escaparam os ceifeiros .

2 ) Coletar , aqui e ali pedaços que podem ser aproveitados.

Agnès Varda vai em busca de práticas atuais que lhe corresponde. Começando como um histórico da sobrevivência de uma tradição que caiu no esquecimento (com análises de pinturas antigas , comentários arquivo de metragem e entrevistas com agricultores mais velhos) , sua pesquisa se transforma gradualmente nas práticas de exploração e de recuperação contemporânea. Ela examina como (pegar frutas e legumes abandonados pelos operadores de legumes, latas de lixo , vender, manter ou transformar objetos descartados ...), motivação (alimentos ou equipamentos , apesar da pobreza , evitar o desperdício, procure por produtos de qualidade ou arte ... ). Na interrogação lexical , o filme é transformado em encontros humanos . Eles mantêm o seu nome (Jean Laplanche, Boris Litnanski, Louis Pons ... ), todos aqueles que foram filmado tem uma grande força. Eles não têm a mesma prática de recolher e a montagem promove uma espécie de movimento dialético entre as diferentes sequências do filme : o ‘glanage’ estética de alguns artistas recolhendo parecem distantes da recolhida de comida imposta pela pobreza.

Mas Agnes Varda não procura construir um sistema de recolha, com definições e exemplos. Em vez disso, ele usa a palavra como um desenvolvedor. Como em Sans toi ni loi (1985), a personagem de Mona levanta, pelo seu radicalismo e suas reações misteriosas, o discurso das outras personagens , constituindo um puzzle valores econômicos e sociais , tais como o trabalho, a família ou o dinheiro. A palavra "recolhendo" empurra as personagens ‘glaneurs’ (e depois deles os espectadores ) para examinar as suas práticas econômicas e/ou estéticas. Qualquer argumento ou narrativa no filme é uma montagem de discursos heterogêneos subjetivos que não pretende substituir um sistema de pensamento com o outro.

Ao revelar a inventividade de algumas práticas econômicas marginais , Agnes Varda faz alterar o ponto de uma nova economia logo no inicio na filmagem. Recusando cameras pesadas (caras) , com cenários minutados, cameras de imponentes e equipes pletóricas, ela explora a nova tática de vídeo digital. Primeiro, ela se recusa transformar as discrição das pessoas

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