Animais terrestres
Por: Gabriel Tomps • 8/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 289 Visualizações
INTRODUÇÃO
Normas de desempenho são estabelecidas buscando atender as exigências dos usuários, que no caso desta norma, referem-se aos sistemas que compõem edifícios habitacionais de até cinco pavimentos, independentemente dos seus materiais constituintes e do sistema construtivo.O foco desta norma está nas exigencias do usuário em relação ao seu comportamento em uso e não na prescrição de como são construidos. A forma de desempenho é pensada por meio da definição de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas)e métodos de avaliação. A norma visa incentivar e balizar o desenvolvimento tecnológico e avaliar a efiencia tecnica e economica das inovações tecnológicas
EXIGÊNCIAS DO USUÁRIO:
As exigências do usuário decorrem dos fatores :
segurança
habilidades e
sustentabilidade
INCUBENCIAS DOS INTERVENIENTES
PROJETISTAS E CONTRATANTES: o projetista junto com o contratante , e o usuario quando for o caso, devem estabelecer a vida útil de projeto de cada sistema que compõem a norma.
CONSTRUTOR E INCORPORADOR:é de incumbência do incorporador e dos projetistas envolvidos , a identificação dos riscos previsiveis, devendo o incorporador providenciar os estudos técnicos requeridos e informar os projetistas com os dados necessarios, exemplo de riscos previsíveis: presença de aterro sanitário na área de implantação, contaminação do lençol freático e outros riscos ambientais..Cabem aos construtores e incorporadores elaborar o Manual de Operação Uso e Manutenção, que deve ser entregue ao proprietário , cabendo também elaborar o Manual das areas comuns que deve ser entregue ao condominio.
USUÁRIO: ao usuário cabe a realização permanente da manutenção.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
Busca analisar a adequação ao uso de um sistema ou processo construtivo destinado a cumprir função, independente da solução técnica adotada.Para atingir essa finalidade , é realizada uma investigação sistemáticas baseados em metodos consistentes.Os requisitos derivados de todas as exigências do usuário podem gerar uma lista imensa, desta forma é conveniente limitar o número de requisitos a serem considerados em um contexto de uso definido.Todas as verificaçoes devem ser feitas com base no meio físico da épocado projeto e da execução do empreendimento.
Recomenda-se que a avaliação de desempenho seja realizada por instituições de ensino ou pesquisa, ou laborátorios especializados.
DIRETRIZES DE IMPLANTAÇÃO E ENTORNO
IMPLANTAÇÃO: Os projetos devem ser desenvolvidos de acordo com as caracteristicas do local da obra, avaliando-se os riscos (deslizamentos, enchentes, e etc..)
ENTORNO:Os projetos devem prever interações entre construções proximas.
METODOS DE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO
Os metodos de avaliação consideram a realização de ensaios laboratórias , em campo, simulação em protótipos, simulações e análise de projetos.
SEGURANÇA
DESEMPENHO ESTRUTURAL: O comportamento em serviço do edificio ou sistema, devem ser previstos em projetos , de forma que os estados limites, repetição ou duração não causem efeitos estruturais que impeçam o funcionamento normal do edificio.
Requisitos: evitar a ruína da estrutura pela ocorrência de algum limite último.Os estados limites Últimos determinam a paralização, total ou parcial, do uso da construção
Critérios: o desempenho estrutural de qualquer edificação deve ser verificada pelas normas brasileiras de projeto estrutural especifica.
Premissas: devem ser considerados em projetos estados limites últimos caracterizados por:
-perda de equilibrio, global ou parcial, admitida a estrutura como um corpo rigido;
-ruptura ou deformação plástica excessiva dos materiais;
-transformação de estrutura, no todo em parte;
-instabilidadepor deformação,
-instabilidade dinâmica
Em casos particulares podem ser considerados outros limits último. Devem ser previstos em projetos considerações sobre as condições de agressividade do solo, do ar e água.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO:
As exigências desta norma relativas a segurança contra incêndios referem-se :
-baixa probabilidade de inicio de incendio
-alta probablidiade dos usuários sobreviverem sem sofrer qualquer injúria;
-reduzida extenção de danos à propreidade e à vizinhança;
Requisitos:
dificultar o principio do incêndio:os edifícios multifamiliares devem providos de proteção contra descargas atmosféricas. As instalações elétricas devem ser executadas de acordo com a ABNT NBR5410 e as normas brasileiras, devem ser previnidos os riscos de inigção de materiais em função de curto-circuitos e sobre-tensões. Facilitar a fuga do usuários em situação de incêndio, as rotas de saída dos edificios devem atender ao disposto da ABNT NBR 9077.Metodos da avaliação:analise de projeto ou por inspeção em protótipo.
dificultar a inflamação generalizada: os materiais de revestimento, acabamento e isolamento termo-acústicos empregados no interior do edificio devem ter as caracteristicas de propagação de chamas controladas. A distância entre edificios devem atender à condição de isolamento. As medidas de proteção devem possibilitar que o edificio seja consideradocomo uma unidade independente.
segurança estrutural: minimizar o risco de colapso estrutural da edificação em situação de incendio.
Critério:o Edificio habitacional deve dispor de sinalização , iluminação de emergencia e equipamentosde extinção o incêndio.
SEGURANÇA NO USO E NA OPERAÇÃO
Requisito:
segurança na utilização do imovel: assegurar que tenham sido tomadas medidas de segurança aos usuários do edificio habitacional.Os sitemas nao devem apresentar:
- rupturas , instabilizações, tombamentos ou quedas, que possa colocar em risco a integridade física dos ocupantes ou de transeuntes, nas imediações do imóvel;
- partes expostas cortantes ou perfurantes ;
- deformações de defeitos acima dos limites especificados nas demias partes da norma .
Premissas do projeto:
Devem ser previstos no projeto e na execução formas de minimizar o risco de :
-Queda de pessoas em altura, telhados, áticos, lajes de cobertura, e quaisquer partes elevadas da construção;
-acessos não controlados aos riscos de quedas;
- queda de pessoas em função de rupturas das proteções;
...