Arte Barroca Na Italia
Dissertações: Arte Barroca Na Italia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/4/2014 • 628 Palavras (3 Páginas) • 1.726 Visualizações
O Barroco na Itália
A arte barroca começa e surge na Itália no século XVII, origina-se em meio a reforma na igreja católica e o surgimento do protestantismo no século XVI. Porém percebe-se historicamente falando uma movimentação não somente do ponto de vista religioso mas também em muitas áreas incluindo também o artístico.
Usou-se a arte em suas varias formas pra a propagação ou por que não dizer divulgação da fé católica, para influenciar os cidadãos e moradores das suas cidades e sociedade geral.
Os pintores artistas eram instruídos pela igreja católica a passar o maior realismo possível nas suas obras de maneira a criarem um conceito diferenciado e emocional em quem apreciasse.
A sociedade católica que dominava a religião na pratica governava Roma, logo se reorganizou e lavrou uma grande batalha para divulgar sua fé e crença em Jesus e toda liturgia religiosa através de esculturas, pinturas, arquiteturas e todo tipo de arte que pudesse encher suas ruas, igrejas e logradouros da sua “publicidade teística”.
A obra “Juízo final” de Michelangelo reproduzida na Capela Sistina (1536 e 1541), vem compor uma vasta gama de pinturas que caracterizam o estilo barroco(denominado barroco).
Michelangelo é claramente dentre muitos artistas o precursor do estilo barroco, e também arquiteto criou, ou melhor, dizendo inovou um estilo muito próprio também na arquitetura como a Cúpula da basílica de São Pedro. (1564 á 1590).
O projeto não fora concluído por seu idealizador arquitetônico.
O Barroco na Itália
Michelangelo morreria logo no inicio das obras da construção deixando a cargo da conclusão fora dos papeis da Cúpula da basílica de São Pedro (131 metros) um de seus colaboradores ajudantes, mas predileto Giacomo Della Porta, que fez algumas mudanças no projeto de Michelangelo, fazendo a obra parcialmente barroca.
A arte barroca logo se disseminava por toda Europa, originalmente nascida na Itália ela se alastrou tanto chegando também pela América pelos artistas renascentistas.
Embora seu poder de ser apreciada e copiada por muitos artistas e popularizada pelas suas linhas com tons modernos e totalmente diferenciados, a arte barroca foi se diluindo de uma cultura para outra, de um pais ou província para outra. Comparando por exemplo a arte barroca na Itália do século XVII para arte barroca na Holanda no mesmo período.
Com o grande fortalecimento do protestantismo e os movimentos de conhecimento popular do mesmo, a igreja Católica investiu todas suas fichas na divulgação através da arte
No norte da Europa
• Composição simétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
• Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
• Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
• A luz não aparece por um meio natural, mas sim projetada para guiar o olhar do observador até o acontecimento principal da obra, como acontece na obra "Vocação de São Mateus", de Caravaggio.
...