Arte E Reecreação
Exames: Arte E Reecreação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carminhadu • 30/10/2013 • 4.124 Palavras (17 Páginas) • 312 Visualizações
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina:Arte, Criatividade e Recreação Orientador: Tutora a Distância,Adriana Rodrigues da Silva.
São Sebastião - DF 20/09/2013
Introdução
O ser humano vive em um mundo cheio de diferenças e constantes mudanças, que envolve também o universo escolar. O papel da escola ao ensinar Arte, é um papel relevante para a socialização e para a aprendizagem do aluno, possibilitando a visualização dos inúmeros benefícios para a formação do indivíduo seja pela música, pela dança, pelo teatro ou pelas músicas e etc, e para que a Educação não seja apenas uma forma de instrução, mas seja formadora da cultura de uma comunidade, de um povo ou nação.
Desenvolvimento
Arte, Criatividade e Recreação.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Arte na minha infância
Beatriz e Maria do Carmo: No nosso tempo era um pouco diferente; não existia Datashow, usava-se a lousa, também não usávamos tinta guache e nem pincel. Os lápis de cores eram poucos e não existiam tantas cores. Não existiam tantas qualidades de papéis; as colas eram só a branca, as fitas adesivas etc. Usávamos tesoura, revistas e apontávamos o giz de cera pra pintar os desenhos. Mesmo assim nos sonhávamos com a arte e não deixamos de criar. Hoje lógico é muito mais fácil e podemos criar com mais facilidades.
Emerson: Lembro-me que usávamos muitas revistas, cola canetinha e tinta guache.
Fazíamos também muita pintura, com giz de cera e apontávamos o giz e passávamos no papel.
E claro além de muita recreação, jogos, etc.
Liliane: Gostaria de relatar sobre a importância em que tive quando criança a respeito da arte.
Eu lembro muito bem que eu gostava de desenhar e pintar com lápis de cor , como era bom imaginar um desenho
e poder dá cor aquele desenho. Lembro também que a professora pedia para cada aluno pintar a sua própria capa da prova era maravilhoso pintar.
Agora eu tenho o privilégio de poder passar a importância que a arte tem na vida de cada criança, e saber que o grafismo é de grande importância na educação infantil e que a arte pode ser usada e trabalhada de uma forma
que as crianças podem , criar, imaginar e expor sua criatividade.
Maria de Fátima: Eu lembro que a arte que eu gostava de fazer era quando era natal , a professora pedia para agente juntar rolos de papel higiênico para fazermos árvore de natal, era muito bom pois nos tínhamos que pintar o papel que iria enrolar no rolo de papel higiênico para com isso formar a árvore de natal.
Também tinha os enfeites de mesa que eram feitos com esse mesmo material, era o máximo a professora mandava agente usar o lápis de cor para o envelope onde seriam colocados as tarefas e as provas do bimestre. É muito bom recordar isto, pois agora terei conhecimento e experiência, para aplicar a utilização e a beleza da arte para os meus alunos.
WASHINGTON: Na minha infância foi muito legal. Usávamos canetinha,
Giz de cera, tesoura, recortávamos revistas, jornais e tinta guache. Muito diferente de hoje, porque não havia tantas diversidades de materiais, mas mesmo assim não deixamos de criar.
Na linguagem cabe ressaltar que ouve uma grande mudança também. E também varia de cultura. O modelo educativo, era os livros, desenhos; usávamos cadernos de desenhos, lápis e o hidro cor (hoje é a canetinha).
Para-nos a disciplina artes tinha como objetivo de ensinar a desenhar, conhecer as cores...hoje não concordamos que era este o objetivo principal, pois vimos que arte é muito mais que isso. Mas na época sim.
Como professores, achamos que a disciplina arte é uma matéria muito interessante, pois é com ela que o aluno muitas vezes vai poder, viajar, sonhar e mostrar a sua realidade em que vive. Educar com Arte significa educar através do contato com o outro, do despertar dos sentimentos e da troca. O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade: corpo mente e espírito. Através desse processo, ele automaticamente vê a razão sob uma nova ótica.
O nosso grupo chegou a conclusão, que não houve muita mudança de uma pessoa para a outra, mesmo morando em cidades ou estados diferentes.
O papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança
A arte configura-se como um conceito difícil de definir, pois existem várias formas de enxergá-la e de explicá-la, porém, é possível selecionar algumas considerações sobre Práticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.
Duarte Jr. (1985) afirma que a arte é sempre uma criação de formas, as quais podem ser classificadas como estáticas ou dinâmicas. Entre as formas estáticas há, por exemplo, o desenho, a escultura e a pintura e como exemplo de formas dinâmicas, pode-se citar a dança, o teatro, o cinema, a música etc.
a arte é um importante elemento cultural na vida das pessoas e, desse modo, é necessário que a escola atenda a esta demanda, pois é uma instituição co-responsável pela formação intelectual e humana das pessoas.
Assim, este trabalho aborda a arte no processo na educação da criança de zero a dez anos de idade.
A arte é importante
...