Arte Erudita E Arte Popular
Artigo: Arte Erudita E Arte Popular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandamm • 28/9/2014 • 479 Palavras (2 Páginas) • 2.478 Visualizações
Arte erudita e arte popular
Na contemporanidade a arte se divide de acordo com sua preocupação com a estética, sua forma de se expressar e como o mesmo faz e o meio onde se encontra. Suas diferenciações se devem em seu desenvolvimento técnico e capricho artístico como grau de sofisticação ou simplicidade, como também na expressão do belo e mensagens de ideais e sentimentos expressados pelo artista. Essas formas de julgar às artes servem para elas no geral, como a música, a pintura e a escultura.
Nosso julgar crítico de arte se baseia em quanto nos simpatizamos com a busca pela profundidade na arte e em contemplação pelo belo na arte. Pessoas de tem gosto mais rebuscado, que para entender e admirar a arte que gostam precisam de um tratamento mais atencioso para as entenderem se afinam com o lado erudito da arte; as que não possuem necessidade de encontrar profundidade implícita ou de normas estéticas muito delimitadas então se afinam com a arte popular. Ambas visam uma cultura de massa, que seria seu público consumidor, sendo que nos tempos modernos a arte também se tornaria um instrumento de consumo.
As definições para arte erudita e popular são:
• A arte erudita é aquela expressa com muita exigência estética, preocupação maior com ela ser bem elaborada, em despertar o juízo de beleza naquele que admira a obra. Provocar sensações e expressão de emoções e idéias. Visa estar de acordo com os então valores universais da arte, despertar a admiração e expor sua profundidade existente para seus admiradores de uma forma encantadora. São conceituais e procuram ser bem rebuscadas, caprichadas tanto em seu conteúdo como em sua beleza.
• Em contradição, a arte popular é uma coisa mais desleixada, ainda sim havendo técnica, mas não a necessidade de ser suntuosa, sendo simples de recursos e significados. Sua profundidade é muito explícita, não enigmática e refletiva como na arte erudita. Não é zelosa, sendo prática e mais objetiva, sem se preocupar em detalhes de vão requer tanta admiração e apreciação. É própria de questão cultura e histórica, tomando a forma no folclore e meios de expressão comuns num lugar.
Manifesto
Dentre os chamados gêneros argumentativos, figura-se o manifesto, cuja característica principal é expor ideias referentes a um assunto, compartilhadas por um grupo de pessoas.
Tendo em vista que cada gênero textual é constituído de uma finalidade comunicativa distinta, existem aqueles que se concebem como essencialmente argumentativos, cujo intento é convencer o interlocutor dos posicionamentos firmados por meio do discurso. Há ainda aqueles que, por meio desse aspecto persuasivo, revelam-se pela capacidade (e, por que não dizer, a oportunidade) de um grupo de pessoas manifestar seu pleno exercício de cidadania, revelando suas opiniões acerca de um determinado assunto cujo interesse é coletivo. Assim, tal espaço é destinado por meio de algumas modalidades, tais como o abaixo-assinado, a carta aberta, a carta do leitor e, por excelência, o manifesto.
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