Arte Gótica
Artigo: Arte Gótica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 090383MP • 9/4/2014 • 385 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
O termo Gótico vem da palavra “godos”, uma tribo bárbara. Os bárbaros eram agrupamentos humanos que invadiram o Império Romano. Eram povos nômades que vivam da coleta e da guerra. Bárbaro era todo indivíduo que não tinha a língua e a cultura romana. Procuravam facilidade de sobrevivência e comida, através de saques e invasões de terras férteis.
O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa,principalmente na França,durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século 12 a França conheceu transformações importantes,caracterizadas pelo desenvolvimento comercial,urbano e pela centralização política,elementos que marcam o início da crise do sistema feudal.
Na Itália no século 16,e sob a fascinação pela glória e cânones da antiguidade clássica,o termo gótico vai ser referido pela primeira vez por Giorgio Vasari,considerado o fundador da história da arte.
Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros como referência,a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. Porém deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade,que nesse período se transforma com a escolástica,contribuindo para o desenvolvimento racional das ciências,tendo Deus como elemento supremo. Dessa maneira percebe uma renovação das formas,caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços,porém com o objetivo de expressar a harmonia divina.
Em geral verifica-se que,em termos de permanência temporal,o movimento artístico difere profundamente de local pra local,podendo-se,no entanto,definir aproximadamente as diferentes fases que o compõem.
® Gótico primitivo ou Proto-gótico: Assumem-se as ideias base e dão-se os primeiros passos com a reconstrução da Abadia de Saint-Denis.
®Gótico pleno ou Gótico clássico: Aperfeiçoam-se as inovadoras técnicas de construção e entra-se na fase do domínio construtivo arquitetônico com o tempo das grandes catedrais.
®Gótico tardio: A expressão artística torna-se menos ambiciosa,fruto da crise econômica e da Peste Negra do século 14 a par com uma religião mais terrena e mundana praticada ordens mendicantes.
®Variantes decorativas.
®Gótico lanceolado: De 1200 a 1300.
®Gótico radiante: (Século 14 de 1300 a 1400.) Uso de linhas radiais na traceria.
®Gótico perpendicular: (Inglaterra,século 14.) Uso de linhas perpendiculares.
®Gótico flamejante: (França,século 15 de 1400 a 1500.) Momento definido pela exuberância da decoração escultórica nos edifícios arquitetônicos. A própria designação do momento (flamejante que deriva de chama) traduz a essência do novo gosto por uma ornamentação fluída e ondulante que cobre toda a superfície arquitetônica como uma teia. Neste momento não existem,no entanto,evoluções estruturais.
...