Artes
Ensaios: Artes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 222222222222 • 15/9/2014 • 1.968 Palavras (8 Páginas) • 1.306 Visualizações
TRABALHO ANUAL DE ARTES VALOR : 100 PONTOS
ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE
ALUNO_______________________________________________________________SÉRIE:__________________
01-Analise a obra a seguir:
1-1- Milton DaCosta nasceu em Niterói, em 1915. Sua carreira firmou-se a partir de 1933, quando participou de uma exposição no salão de Belas-Artes. Tal como é comum nas obras de alguns poetas do período, Dacosta também apresentava algumas influências das correntes de vanguarda, especialmente do Cubismo e do Surrealismo.
a)- Que aspectos do quadro se ligam ao surrealismo?
b- Que aspectos se ligam ao Cubismo?
1-2- Intitulado Roda, o quadro retrata uma situação em que crianças de diferentes idades brincam de roda. Observe as personagens: O corpo, o rosto a pele e as roupas.
a- Qual é o aspecto mais inquietante na representação dessas personagens?
b- As crianças se parecem com pessoas reais ou parecem seres artificiais, como se fossem bonecos? Justifique.
02- O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para representar a necessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.
Adaptado de WATTERSON, Bill. Os dez anos de Calvin e Haroldo. V. 2. São Paulo: Best News, 1996.
Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi adotado um procedimento semelhante é:
letra A letra B letra C letra D
03- “Assistimos então a um afastamento de Tarsila da estrutura cubista. A direção que a seduz agora é o surrealismo, mas não necessariamente a escola. [...] Ocorre na obra de Tarsila uma libertação quase anarquista do inconsciente. É a fase em que a artista alcança uma expressão solta e livre, onde o político fica menos explícito.” (JUSTINO, Maria José. O Banquete Canibal. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. p. 84.)
I-Sono
II- Urutu III- Estrada de Ferro III- Sol Poente
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que pertencem à fase descrita no texto apenas as imagens:
a)- I e II b)- I e IV c)- I, II e IV d)- II,III e IV
04- RELACIONE O QUADRO DE ACORDO COM A ALTERNATIVA CORRETA.
(1) IMPRESSIONISMO (2) EXPRESSIONISMO (3) SURREALISMO
(4) FUTURISMO (5) CUBISMO
_____ Movimento com excessiva fragmentação dos objetos e destruição de sua estrutura formal.
_____ Movimento da arte moderna que explora o domínio da imaginação, suas características irracionais e espontâneas, tendo como maior interesse o labirinto da mente humana.
_____ Movimento artístico que tentou reproduzir a velocidade da sociedade de forma plástica.
_____ Movimento que não teve bases bem definidas e lançou outro olhar sobre a natureza, especialmente pelo uso da luz.
_____ Movimento que sucedeu o impressionismo, priorizando as emoções mais profundas do ser humano e retratando-as na arte.
05-A arte barroca originou-se na Itália e difundiu-se pela Europa Católica e pela América Latina. Uma de suas características mais significativas era o predomínio das emoções e dos sentimentos sobre a racionalidade. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) a respeito desse fenômeno cultural:
A)- Caravaggio e Bernini foram representantes expressivos da pintura e da arquitetura barrocas na Itália.
B)- Leonardo da Vinci e Michelangelo expressaram a transição do Barroco ao Humanismo renascentista.
C)- O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo.
D)- O artistas barrocos acreditavam que racionalismo e o uso da razão era único caminho para se chegar ao conhecimento.
E)- Os artistas do barroco procuravam retratar em suas telas os reflexos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol.
06-A Arte Pop, surgida nos anos de 1950 e 1960, teve como um dos mais famosos representantes Andy Warhol. O artista usou técnica de siregrafia na confecção de gravuras bem coloridas e de grande dimensões, que são centradas na questão da mercantilização do cotidiano. De forma crítica, Warhol exalta a veneração pelas mercadorias consumidas pelas massas, usando como referência:
A) -As exóticas imagens de fotografias do carnaval brasileiro e das escolas de samba.
B) - As grandes imagens de outdoors de marcas de refrigerantes e de comidas enlatadas.
C) - As imagens das capas coloridas de livros didáticos de escolas primárias americanas.
D) - As imagens saturadas de informação das listas telefônicas mundiais impressas.
07- ANALISE AS OBRAS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:
QUADRO 01
01)- O quadro o O Fuzilamento foi inspirado num fato histórico ocorrido em 1809, cinco
...