Artigo Enfermagens
Artigo: Artigo Enfermagens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: u210 • 21/11/2014 • 3.355 Palavras (14 Páginas) • 369 Visualizações
FACULDADE DE GEM
A CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO PARTO HUMANIZADO
ALMENARA – MG
2011
CLÉLIA SANTOS SILVA PESSOA
A CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO PARTO HUMANIZADO
ALMENARA – MG
2011
A CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO PARTO HUMANIZADO
Clélia Santos Silva Pessoa
Pablo Wilker Pinheiro Santos
RESUMO
Este Artigo tem como objetivo abordar a contribuição do enfermeiro no parto humanizado e fomentar a atenção humanizada no SUS (Sistema Único de Saúde), o processo histórico da Política Nacional de Humanização, as características da Humanização. Também teve como objetivo o papel do enfermeiro no parto humanizado em relação ao atendimento prestado a mulher ao dar entrada na maternidade no momento da internação, a assistência ao trabalho de parto. Para alcançar esses objetivos foi necessário aplicar a metodologia qualitativa, empregando para obtenção dos dados o estudo em artigos e sait do ministério da saúde, organização mundial da saúde. Na construção do marco teórico ficou evidenciada a polissemia do termo humanização e o seu significado ao campo da assistência ao parto e nascimento da maternidade estudada segue predominantemente o modelo do médico tecnocrático, utilizando rotinas na assistência que se contradizem com os direitos das mulheres. A política de humanização ainda é desconhecida por grande maioria das mulheres, suas expectativas em relação ao atendimento constituem se em basicamente vaga para a internação, ser tratada com educação e ter um cuidado tecnicamente para ela e seu bebê. Os principais atributos a humanização da assistência ao parto, estão relacionados na qualidade da oferta do acolhimento, diminuindo a dor, boa relação profissional – paciente gerando informações sobre o trabalho de parto e seus cuidados.
Palavras chave: Parto Humanizado, Saúde da mulher, Saúde da Criança, Assistência da Enfermagem.
THE CONTRIBUTION OF NURSES IN CHILDBIRTH HUMANIZED
ABSTRACT
This article aims to address the contribution of nurses in humanized birth and foster humanized care in the SUS (Unified Health System), the historical process of the National Policy of Humanization, the characteristics of Humanization. Also aimed at the role of nurses in humanized birth in relation to care provided by giving the woman admitted to the maternity hospital at the time of, assistance to labor. To achieve these objectives it was necessary to apply the qualitative methodology employed to obtain the data in the study sait articles and the ministry of health, world health organization. In constructing the theoretical framework was evidenced humanization polysemy of the term and its significance to the field of care and birth maternity studied predominantly follows the medical model of technocratic assistance in using routines that contradict the rights of women. The policy of humanization is still unknown to most women, their expectations regarding attendance are in place primarily for the hospitalization, be treated with care education and have a technically for her and her baby.
The main attributes humanization of childbirth care are related to the quality of the welcome offer, reducing pain, good professional relationship - providing information about the patient labor and care.
Keywords: Humanizing Delivery, Women's Health, Child Health, Care Nursing.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Moura (2007) a saúde da mulher durante o período gestacional, tomou uma proporção maior no final do século XX, despertando aos profissionais de saúde o atendimento de qualidade. Ele ainda afirma que com o surgimento de novas tecnologias e com os avanços da ciência, possibilitou maiores benefícios na prestação da assistência ao binômio mãe e filho, principalmente, no que diz respeito à cirurgia cesariana, que antes era realizada em mulheres com risco de óbito, visando salvar a vida da criança.
Pires (1989), afirma que, com a hospitalização do parto, o processo natural e fisiológico passou a ser um acontecimento exclusivo do médico, ao qual diagnostica os procedimentos a serem realizados na mulher, por tanto a vontade da família era colocada em ultimo plano.
É baixo o índice de enfermeiros obstetras no Brasil, embora acredita- se que o número de partos é superior aos registrados no SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso o Ministério da Saúde vem financiando a realização cursos de especialização em enfermagem obstétrica (Ministério da Saúde, 2001).
De acordo com o Ministério da Saúde (2008), o parto humanizado foi instituído nas instituições de saúde, sendo o conceito de atenção humanizada amplo e envolvendo um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam à promoção do parto e do nascimento saudável, promovendo também a prevenção da morbimortalidade materna e Perinatal.
O Ministério da Saúde (2008) relata um grande aumento dos gastos governamentais com partos cesarianos e com as internações, onde a mãe e a criança passaram a ser mais expostas a infecções hospitalares. Afirmando ainda que no pré-natal a equipe de saúde deve garantir a realização de procedimentos comprovadamente benéficos para a mulher e o bebê, que evite as intervenções desnecessárias e que preserve sua privacidade e autonomia.
A humanização que antecipa o parto esbarra em diversos problemas, culturais, sociais, econômicos. Onde as mulheres de baixa renda são as que mais sofrem com a falta de informação/conhecimento. Neste contexto a enfermagem está voltada para a
...