TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características Morfológicas e Ecológicas dos Anelídeos

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Apresente as principais características morfológicas e ecológicas dos anelídeos.

Os anelídeos vivem em diversos ambientes e podem ser encontrados em solo húmido, locais marinhos e água doce. São animais invertebrados de corpo mole, são alongados, segmentados, divididos em anéis e apresentam simetria bilateral. O filo deles é Annelida e tem em média de 17 mil espécies conhecidas. O filo é tradicionalmente dividido em poliquetas, oligoquetas e hirudíneos (figura 1)

Os anelídeos são reconhecidos como animais triblástico, ou seja, possuem três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. São celomados (possuem uma cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme chamada de celoma) e protostômios (o blastóporo origina a boca). O corpo dos anelídeos é bastante mole e apresenta seu celoma sempre cheio de líquido, este atua, como uma espécie de esqueleto e serve para locomoção do animal.

[pic 1]

Umas das coisas interessantes para benefício da natureza, é que a minhoca, por exemplo, é o animal que tem o hábito de escavar a terra e por conta disso o animal promove a aeração e redistribuição dos nutrientes da terra, enriquecendo o solo. Já os marinhos, promovem a entrada de água no assoalho oceânico, nos dois ambientes essa interferência promove o desenvolvimento dos ecossistemas.

2) Qual a importância das minhocas para os sistemas naturais? Explique detalhadamente.

As minhocas da classe dos oligoquetas têm grande importância nos sistemas naturais, principalmente por serem do tipo decompositores, ou seja, se alimentam de resto de matéria orgânica encontrado no solo, fazendo uma espécie de reciclagem. Depois de ser engolido pelo animal, passa pela moela, onde serão triturados e posteriormente levados para o intestino para ocorrer a digestão da matéria. Após esta etapa, as minhocas eliminam as fezes (chamadas de húmus). Além disso, essas fezes, já no solo, sofrem a ação de bactérias decompositoras, fertilizando assim o solo.

O húmus, são ricas em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são macronutrientes necessários às plantas em geral, dentre outros componentes.

Além do mais, ao se movimentarem pelo interior da terra, as minhocas formam túneis, os quais auxiliam na aeração das raízes das plantas e na penetração das águas das chuvas, sendo de suma importância para a agricultura.

3) Dada a resposta da questão 2, qual a implicação ou relação das minhocas com a produção agrícola? Justifique sua resposta.

Com o uso de minhocas para produção agrícola, o estudo do solo se faz importante para saber o grau de eficiência que as minhocas trás para o solo, tornando o solo mais fértil e aerado, fazendo com que as plantações venham se desenvolver mais rapidamente por ter um solo rico em nutriente, resultado da atividade dos anelídeos.

Entendendo isso, devemos observar que as minhocas se alimentam de insumos orgânico (alguns tipos de adubos), portanto, muitos produtores para acelerar a produção, usam adubos nitrogenados que é bom para a alimentação das minhocas e para o solo em si.

Com a presença de minhocas, elas irão decompor as matérias orgânicas presente no solo e o transforma em húmus, o qual faz o solo ser mais fértil. Além disso, com a movimentação das minhocas, o solo fica mais aerado e as raízes ficam mais ventiladas. Tudo isso é beneficente as plantações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com