As Células Microbianas
Por: Livia Valquiria • 3/5/2015 • Artigo • 853 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
Relatório da Atividade Prática 3
Microbiologia 2015/1
Livia Valquiria Santos de Souza
Polo: Angra dos Reis
Matrícula: 12214020171
Ação do calor e dos agentes químicos sobre as células microbianas.
Introdução:
Foi muito importante para o crescimento da humanidade aprender a controlar os microorganismos. Seja nas diferentes formas de matar ou usá-los para fabricação de alimentos, em indústrias farmacêuticas, entre outros.
Este controle pode ser feito através de métodos físicos e químicos, matando, removendo ou inibindo a célula microbiana. Desse forma, podemos prevenir transmissão de doenças, evitar a decomposição de alimentos.
Objetivo
- Criar um ambiente propício para o crescimento bacteriano.
- Analisar o crescimento bacteriano no ambiente selecionado.
- Identificar a ação dos agentes físicos (calor) e químicos (desinfetante e antisséptico).
Materiais
- Substrato Agar-leite
- Álcool 70 (higienização das mãos)
- Terra seca
- Placa Petri
- Água
- 4 tubos
- Swab
- Bico de Bunsen
- Pinça
- Alça metálica
- Água fervida (de 2min; de 5min; de 10min)
- Filtro cortado em círculo
- Detergente
- Mertiolate (antisséptico)
- Desinfetante
- Caneta retroprojetor
Agente Químico
Detergente - (DT)
Desinfetante - (DS)
Mertiolate – (M)
Agente Físico
Água não fervida - (0)
Água fervida por 2 minutos - (2´)
Água fervida por 5 minutos – (5´)
Água fervida por 10 minutos – (10´)
Metodologia
Etapa 1 – Montagem da placa petri com os agentes químicos e físicos.
Primeiro, dividimos a placa petri ao meio com anotações, à esquerda 3 círculos correspondentes aos agentes químicos e, à direita, separamos em 4 partes iguais.
Após, misturamos a terra seca com a água em 4 tubos diferentes. O 1º tubo a água não foi fervida, o 2º tubo a água foi fervida por 2 minutos, o 3º tubo a água foi fervida por 5 minutos e o 4º tubo a água foi fervida por 10 minutos.
O ambiente foi limpo com álcool e o procedimento foi realizado em frente ao Bico de Bunsen, a fim de evitar contaminação por agentes externos e todo o material estava esterilizado.
Pegamos a alça metálica e a esterilizamos na lamparina até ficar vermelha, mergulhamos a alça metálica no 1º tubo (água não fervida) e passamos na placa petri no espaço com o número 0. A cada procedimento com a alça, a passávamos no bico de bunsen para evitar qualquer contaminação. Segundo passo foi mergulhar a alça metálica no 2º tubo e passar no espaço com o número 2, depois, mergulhamos a alça no 3º tubo e passamos no espaço do número 5 e por último, mergulhamos a alça no 4º tubo e passamos no espaço com número 10.
Em seguida, pegamos o swab e mergulhamos no 1º tubo (água não fervida) e passamos em todo o espaço a esquerda, com os círculos 1, 2 e 3. Com o auxílio da pinça, pegamos um filtro e mergulhamos no 1º agente químico (Mertiolate), repetimos o procedimento e colocamos o filtro no 2º agente químico (Desinfetante), e por fim, mergulhamos o filtro no 3º agente químico (Detergente), colocamos estes filtros em cada número correspondente. A placa petri foi lacrada no final do experimento.
Etapa 2 – Observação em 24H
...