As Definições Limnologia
Por: bsaczk • 8/11/2021 • Projeto de pesquisa • 532 Palavras (3 Páginas) • 472 Visualizações
TROFOGÊNICO
A zona trofogênica é a região de um corpo de água onde predominam os processos de produção de O2. É a região mais próxima da superfície. TROFOLÍTICA
A zona trofolítica é a região onde predominam os processos de decomposição e por isso possui uma alta concentração de CO2. ZONA LIMNÉTICA
Encontrada em praticamente todos os ecossistemas aquáticos, é a região onde predominam os processos de produção primária. Suas comunidades características são os plânctons e os nectons. Diferente da zona litorânea, nessa região são as algas as responsáveis pela fotossíntese. ZONA LITORÂNEA
Zona na qual ocorre intenso contato com o sedimento terrestre e é a região onde a luz solar penetra até o fundo, permitindo assim a existência de plantas aquáticas ou macrófitas. É um compartimento com grande número de nichos ecológicos e cadeias alimentares.
PLANCTON
Plâncton são os organismos que vivem em suspensão na água. São divididos em fitoplânctons e zooplânctons.
Os fitoplânctons são as algas, cuja presença está fortemente ligada ao estado trófico do rio ou lago.
Os zooplânctons podem ser protozoários, vermes, crustáceos e até insetos de tamanhos microscópicos. Diferente dos fito, os zooplânctons podem ser controlados artificialmente.
COMUNIDADES
BENTONICA
A comunidade bentônica é caracterizada por habitar o sedimento aquático, seja da região litorânea ou da região mais profunda. São divididos entre zoobentos e fitobentos.
Os fitobentos habitam nas regiões que possuem luz suficiente para que realizem a fotossíntese.
Os zoobentos podem ser animais invertebrados ou vertebrados. Alguns exemplos são os protozoários, as esponjas e os rotíferos.
PLEUSTÔNICA
Comunidade que habita a interface água-ar formada por plantas superiores e animais como, por exemplo aguapé, alface d’água e inúmeros pequenos animais como larvas.
NECTÔNICA
Habitam a região limnética, possui movimentos próprios, por isso pode ser freqüentemente encontrado na região profunda. Em lagos, essa comunidade é caracterizada quase que em sua totalidade por peixes.
NÊUSTON
Assim como a comunidade pleustônica, habitam a superfície da água. É formada por organismos microscópicos como bactérias, fungos e algas.
PERÍFITON
É caracterizado pelos organismos micro e macroscópicos aderidos aos substratos, geralmente algas. Podem ser comparados às macrófitas aquáticas em se tratando de produtividade primária.
MACRÓFITAS AQUÁTICAS
São os vegetais que podem habitar desde os brejos, até os ambientes aquáticos em si. Devido a alta heterogeneidade filogenética e taxonômica, esses organismos são classificados de acordo com seu biótopo, sendo:
Macrófitas aquáticas emersas: enraizadas no sedimento e com folhas fora d’água.
Macrófitas aquáticas
...