Assistência De Enfermagem Em Geriatria
Casos: Assistência De Enfermagem Em Geriatria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 81369896 • 29/9/2014 • 689 Palavras (3 Páginas) • 1.194 Visualizações
Princípios da Assistência de Enfermagem em Geriatria e Gerontologia
''Envelhece bem quem aceita no seu íntimo o fato de envelhecer” (Gaspar, 1990:30)
A assistência ao idoso necessita de uma abordagem holística, envolvendo vários profissionais de saúde, especialmente voltada para o tratamento ambulatorial e domiciliar, evitando a hospitalização prolongada e desnecessária ou o confinamento asilar.
Os vários aspectos que envolvem a assistência ao idoso requerem o envolvimento de uma equipe interdisciplinar que atue de modo coordenado, proporcionando uma atenção integral ás sua necessidades, com a participação da família, ao mesmo tempo que exigem adequação dos serviços de saúde e de seus profissionais .
Essa realidade vem refletir um fato novo para a enfermagem na formação acadêmica, como também maior abrangência no seu campo profissional, portanto é necessário que o enfermeiro se instrumentalize para vencer esses desafios.
Entre os diferentes campos de atuação da enfermagem em gerontologia e geriatria podemos citar a comunidades, ambulatórios, centros de saúde, domicílios, casas geriátricas, asilos e hospitais.
Compete ao enfermeiro nas áreas de geriatria e gerontologia as atividades de educação, cuidado ou assistência direta, assessoria, planejamento e coordenação de serviços, orientação e avaliação destas atividades.
Estas atividades do enfermeiro abrangem assistência, administração, educação, pesquisa e integração em diversos níveis de atenção à saúde.
Atividades de assistência referem-se àquelas que visam ao atendimento das necessidades básicas das pessoas idosas, objetivando proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde, em busca da independência, autonomia e bem estar do idoso. Envolvem ações de diagnóstico, planejamento, intervenção e avaliação da assistência de enfermagem a ele prestada.
Atividades de administração referem-se às ações administrativas que envolvem o processo de trabalho da enfermagem, relativo ao planejamento, gestão, coordenação, supervisão avaliação da assistência de enfermagem.
Atividades de educação: o foco destas ações está no treinamento, formação e educação continuada dirigida à equipe de enfermagem, abrangendo indivíduos, família, grupos e coletividade em geral.
Atividades de pesquisa envolvem estudo e investigação na área do ensino e da prática da assistência ao idoso, levando o profissional à elaboração de referenciais teórico-conceituais que guiem e fundamentem as suas ações.
Outro ponto que merece ser salientado, é a ética que deve permear todas as atividades de enfermagem, respeitando a individualidade, integralidade, autonomia e singularidade do ser idoso.
A enfermagem tem um papel relevante na adaptação do ser humano frente ao envelhecimento, quando auxilia a autonomia, estimula o sentimento de auto-estima, ajuda os idosos a se adaptarem ás mudanças fisiológicas e psicológicas do envelhecimento.
Pós-graduação em Gerontologia
Sobre o curso
As transformações sociodemográficas dos últimos anos foram responsáveis pelo aumento da parcela de idosos em todo o mundo. Em 2020, segundo estimativas, o Brasil deverá ser o sexto país em número de idosos. Nesse contexto, as mudanças biopsicossociais inerentes ao envelhecimento necessitam de um entendimento holístico. Essa é a proposta do curso de especialização em Gerontologia, que aborda o idoso no contexto global e leva a compreender o envelhecimento em todos os seus aspectos, visando à qualidade de vida desse público.
Programa e Metodologia
Com duração
...