Atividade reflexiva II: Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental
Por: valderlandia • 26/3/2022 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Atividade reflexiva II: Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental
A ciência envolve diferentes fatores que estão presentes na vida do cotidiano das pessoas. A escola juntamente com a ciência, outras disciplinas e o aluno são partes fundamentais para ajudar solucionar muitos problemas enfrentados pela sociedade.
É necessário fazer uma análise do papel da escola e professor nos conflitos sociais, culturais e econômicos vivenciado frequentemente por muito alunos em suas comunidades. As diferentes situações sofridas pelos alunos no ambiente social e familiar como a fome, violência e preconceitos vão ser diretamente levados para o ambiente escolar, afetando o ensino e a aprendizagem. O comportamento dos alunos é em parte o reflexo do que ele vivencia fora do ambiente escolar (ALTOÉ, 2004).
Dessa forma, é de suma importância que entendamos que o papel do professor e da escola é amenizar os conflitos, sem torna-los um empecilho para o desenvolvimento do conteúdo proposto e do desenvolvimento dos estudantes como um todo.
Pedro ao analisar cada um dos problemas propostos, pode propor como uma forma de solução a discussão interdisciplinar e transversal dos temas: preconceitos etinos, sexuais e culturais, brigas familiares, problemas ambientais, epidemias como adengue, pandemias como a COVID-19, servidores públicos com má condutas, medidas de prevenção de doenças, inclusão social, trabalho infantil, depressão, gravidez na adolescência, suicídio e uso de drogas. A escola pode discutir sobre esses temas, fazer trabalhos em cartazes, parodias, promover palestras com psicólogos, agentes sociais e campanhas de conscientização, objetivando impactar na sociedade de forma positiva e construtiva.
Fazendo uma interação com outras disciplinas como a ciência e a história, podemos destacar o trabalho do desenvolvimento da sociedade e das desigualdades, buscando trabalhar os preconceitos que estão presentes na sociedade de diferentes formas possíveis e em diferentes épocas da história do mundo.
A filosofia, a ética e religião podem contribuir nas questões de má conduta de servidores e burocratização de processos. Essas disciplinas podem desenvolver uma atividade sobre a importância de ser ético e exercer seu papal de cidadão nas atividades públicas de forma geral, buscando construir uma sociedade ética e honesta. Deve-se trabalhar também a importância das relações familiares e sociais, alertar sobre os problemas e riscos das drogas, do trabalho infantil. E ensinar para esses alunos que existe outras opções de vida, de trabalhar e conseguir viver de forma digna e honesta.
A escola é um local de transformação de realidades, de construção de conhecimentos e quebra de preconceitos e crenças que só destroem a sociedade como um todo. É na educação dos alunos que podemos ter esperança de um mundo melhor, justos e sem tantas doenças e misérias que castigam as poluções. A educação forma cidadãos em aspectos morais, éticos, de conhecimentos e sociais. Isso sendo resultado de trabalho contextualizado com o cotidiano dos alunos, onde a educação é proposta de forma a respeitar a individualidade de cada um e valorizando os diferentes aspectos regiões e culturais (PINHEIROS, 2019).
a educação tem o intuito em formar
cidadãos
...