BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA HIPERTENSÃO
Por: gostosudafc • 22/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.680 Palavras (11 Páginas) • 416 Visualizações
Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física |
[pic 1]
Trabalho de Conclusão de curso (1-2017)
BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA HIPERTENSÃO
BENEFIT OF PHYSICAL ACTIVITY FOR HYPERTENSION
GUTEMBERG¹
¹Discente do curso de bacharel em Educação Física da universidade Salgado de Oliveira
_______________________________________________________________
RESUMO: Atualmente a hipertensão arterial é vista mundialmente como um problema de saúde pública. Quando um indivíduo é descoberto como hipertenso, este deve fazer um sério acompanhamento médico devido aos riscos que corre, tendo em vista que esta doença pode comprometer órgãos vitais.
Palavras chave: Hipertensão arterial, Saúde pública, Hipertenso
INTRODUÇÃO
A hipertensão artéria sistêmica tornou-se um problema de saúde pública devido o número alto de pessoas atingidas por este doença. Tal doença tem a capacidade de afetar órgãos vitais e comprometer todo o organismo do ser humano, causando principalmente doenças cardiovasculares.
Castro (2006) afirmas que aproximadamente 70% de hipertensos não têm noção da sua condição, não realizando o tratamento necessário para o controle dos seus valores pressóricos.
Zaitune (2006) coloca que em torno de 22% da população brasileira com idade igual ou superior a 20 anos de idade são hipertensos. 80% dos casos de acidentes vasculares são causados pela hipertensão. Sendo esta responsável ainda por 60% dos casos de infarto e 40% de todas as aposentarias precoces.
O autor coloca ainda que existem diversos fatores que podem levar ao quadro de hipertensão, como por exemplo, idade, gênero, obesidade, hereditariedade, contraceptivos e tabagismo. E, após a identificação de algumas causas, foi possível realizar estudos e desenvolver tratamentos para prevenir a mesma e, quando não for possível prevenir, realizar a manutenção a partir de métodos farmacológicos ou não, sendo necessária a realização de exames para que o profissional responsável possa avaliar o caso e estabelecer o que deverá ser feito.
Morais (2011) informa que de acordo com o Ministério da Saúde, há uma estimativa de que até o ano de 2030 haverá no Brasil cerca de 40 milhões de idosos, sendo os idosos os mais afetados por esta patologia. Desta forma, faz-se necessário que se planeje urgentemente medidas para prevenir e tratar tal doença, já que num futuro não muito distante o número de pessoas afetadas tende a aumentar drasticamente.
Existem maneiras diversificadas de tratar a hipertensão e o número de adeptos a tratamento não medicamentoso vem crescendo nos dias atuais. Muitas são as pessoas que estão recorrendo à prática de exercícios físicos, já que estes têm a capacidade de reduzir todos os níveis tensionais e de interferir diretamente no controle do peso, da insulina e dislipidemias.
Araújo (2006) coloca que a prática de exercícios físicos são fundamentais principalmente para os idosos, pois, além de estarem estes mais propensos a desenvolver problemas ligados à hipertensão, os mesmos têm que enfrentar também todas as limitações físicas impostas pela idade.
Viver a vida de forma ativa pode ser o diferencial no momento de prevenir ou diminuir os sintomas de algumas limitações funcionais, além de interferir positivamente no que diz respeito às doenças cardiovasculares e melhora na qualidade de vida de qualquer indivíduo.
METODOLOGIA
Foram utilizadas referências bibliográficas para alcançar a proposta do trabalho em questão. Tais referências foram pesquisadas a partir de artigos acadêmicos da última década tendo como objetivo o entendimento e observação da evolução do tema em questão. Sendo estudados seis artigos que segue abaixo:
1 – Atividade física no controle da hipertensão arterial de participantes do projeto ‘Vida Ativa’
Disponível em:
http://www.efdeportes.com/efd121/atividade-fisica-no-controle-da-hipertensao-arterial.htm
Acesso em: 10 de abril de 2017
2 – Efetividade de um programa de exercícios no condicionamento físico, perfil metabólico e pressão arterial de pacientes hipertensos
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n2/08.pdf
Acesso em: 10 de abril de 2017
3 - O estilo de vida de pacientes hipertensos de um programa de exercício aeróbico: estudo na Cidade de Toluca, México
Disponível em:
Acesso em: 17 de abril de 2017
4 – Exercício aeróbio no tratamento da hipertensão arterial e qualidade de vida de pacientes hipertensos do Programa de Saúde da Família de Ipatinga
Disponível em:
http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/17-2/05-exercicio.pdf
Acesso em: 17 de abril de 2017
5 – Exercício físico e o controle da pressão arterial
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6
Acesso em: 30 de abril de 2017
6 - A prática de atividade física na hipertensão arterial
Disponível em:
http://www.sbh.org.br/geral/atualidades-a-pratica-de-atividade-fisica-na-hipertensao-arterial.asp
Acesso em: 30 de abril de 2017
OBJETIVO
Compreender o que é hipertensão
Identificar maneiras de prevenir a hipertensão
Verificar os benefícios proporcionados pela prática de exercícios físicos na rotina quem sofre de hipertensão
ANÁLISE DE DADOS
HIPERTENSÃO ARTERIAL (HA)
De acordo com Farinatti (2004), entende-se a hipertensão arterial como “uma condição mórbida com alta associação com doenças cardiovasculares”.
...