BIOLOGIA CELULAR - ESTUDO DIRIGIDO
Por: jssj • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 873 Palavras (4 Páginas) • 683 Visualizações
1.[pic 1]
É um nucleotídeo significa dizer que é responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas.
2. Porque a molécula atua como uma moeda celular, ou seja, é uma forma conveniente da transformação da energia. Esta energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como o transporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substâncias, locomoção e divisão celular, entre outros.
3. Glicólise é a oxidação da glicose em duas moléculas de piruvato. Esse processo ocorre no citosol da célula, e sua importância é a produção de ATP na ausência de oxigênio, além de produzir as moléculas de piruvato que irão para a mitocôndria para o ciclo de Krebs e cadeia respiratória, que produzem grande quantidade de energia (ATP).
4. Fermentação láctica é o processo metabólico no quais carboidratos e composto relacionado são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo. É realizado por um grupo de microrganismos denominado de bactérias ácido-lácticas, as quais têm importante papel na produção/conservação de produtos alimentares. Pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a quantidade de produtos orgânicos formados: homolática e heteroláctica.
A Fermentação alcoólica é um processo biológico no quais açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigênio é considerado um processo anaeróbico.
Fermentação lacta: 2ATPs Fermentação alcoólica:2ATPs
5. C6H12O6 + 6O2 ---> 6CO2 + 6H2O + 36 ou 38 ATP (glicose)
6. A respiração é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.
7. Glicólise, Ciclo de Krebs, Cadeia respiratória e Fosforilação oxidativa e ocorrem na mitocôndria.
Bom existem três fases que geram ATP. A primeira a glicólise gera 4 e consome 2 assim tem saldo de 2 ATPs no ciclo de krebs é gerado 1 por ácido pirúvico assim temos saldo de 2 ATPs como são formados 10 NADH e 2FADH2 temos saldo de cada NADH tem saldo de 2.5 ATP assim são formados 25 ATPs e cada FAH2 geram aproximadamente 1.5 ATP assim são 3 ATPs se somarmos tudo vai dar 2+2+25+3=32atp mais isso varia muito de acordo com o autor o vida a ciência da biologia traz um saldo de 3 para o NADH e 2 para o FADH2 por exemplo assim para o vida são produzidos 36 ATPs.
8. Por que a glicólise é um processor rudimentar que as células desenvolveram e não necessita de oxigênio, por isso veio antes da oxidação fosforilativa que usa o oxigênio.
9. É um processo pelo qual a glicose é polimerizada para formar glicogênio, que é acumulado no citoplasma em quantidades variáveis de acordo com o tipo de célular, funcionando como depósito de energia.
10.
[pic 2]
11. Elas geralmente se localizam próximo aos locais onde existe grande consumo de energia, pois são produtoras de ATP.
12. Alzheimer: Perda progressiva da capacidade cognitiva, síndrome de Leigh: Perda progressiva da habilidade motora e verbal; é potencialmente letal na infância;
Distonia: Movimentos anormais envolvendo rigidez muscular.
13. Cadeia respiratória é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias. Sua função é realizar o transporte de átomos de hidrogênio energizados, ou seja, elétrons, a partir de substâncias aceptoras intermediárias (NAD e FAD) provenientes da glicólise e do ciclo de Krebs.
...