Bacteria
Dissertações: Bacteria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ritaestevam • 30/9/2013 • 8.842 Palavras (36 Páginas) • 1.035 Visualizações
Bacterias
Introdução
As bactérias são conhecidas desde 1674, mas a sua estrutura é ainda objecto de estudo, são os seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como micróbios. As bactérias são microorganismos unicelulares, procariontes, e algumas causam doenças. São abundantes no ar, no solo e na água, e na sua maioria inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas.
Por serem microrganismos procariontes, não apresentam um núcleo definido, estando o seu material genético compactado e enovelado numa região do citoplasma chamada de nucleóide. As bactérias apresentam uma membrana plasmática recoberta por uma parede celular, o seu tamanho pode variar entre 0,2 a 5,0 micrômetros, sendo por isso observáveis apenas ao microscópio. As bactérias reproduzem-se por divisão celular, as causadoras de doenças denominam-se patogênicas. Estas possuem diversas formas, que podem variar de acordo com o meio e com o tipo de associação.
A cultura de bactérias é o crescimento de colónias de microorganismos induzida pelo Homem para facilitar o seu estudo.
Para a realização de uma cultura bacteriana, precisamos de um inoculo e de um meio de cultura. O meio de cultura é uma substância líquida ou sólida, simples ou complexa, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação dos microorganismos do inoculo. Os meios de cultura são seleccionados consoante o tipo de bactéria a observar. As bactérias multiplicam-se em meios de cultura apropriados desde que sejam respeitadas as condições de temperatura, pH, humidade e composição.
Esta actividade tem como objectivo inocular, introduzir artificialmente microrganismos num meio específico, qualquer objecto de uso corrente num meio de cultura esterilizado, com o intuito de as bactérias que se encontravam nesse objecto se multiplicarem, formando colónias.
Conclusao
concluímos que os objectos normais, de uso corrente possuem variados tipos de bactérias que em condições propícias se podem desenvolver e até provocar doenças.
Recorre-se assim à cultura, em meios apropriados, para se conseguir um elevado número de microorganismos, de modo que seja possível estudar as suas características.
Observamos ainda que as bactérias em colónia são possíveis de observar a olho nu após algum tempo de encubação.
Bibliografia
- PINTO, Ana; FIALHO, Elisa; MASCARENHAS, Maria; INÁCIO, Maria. Técnicas Laboratoriais de Biologia I – 10º ano. 3ª Edição; Texto Editora, Lisboa, 2002 (p58)
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/culturabacterias.htm
- http://www.biotecnologia.com.br/bioglossario/c.asp
- Procedimentos laboratoriais em bacteriologia clínica; 1ªEdição; editora santos; 1994
- Microbiologia, conceitos e aplicações; 2ª Edição; Brasil editora; 1996
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/
Fungos
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm
http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/
Introdução
As formas básicas de bactérias podem ser divididas em três: 1. bactérias esféricas, chamadas de cocos; 2. bactérias cilíndricas que são os bacilos; 3. espiroquetas, que são bactérias de formato espiralado.
cocos
Os cocos apresentam as seguintes características:
- podem ser bactérias isoladas
- se estiverem em pares, são chamadas de diplococos
- estreptococos são bactérias em forma de "colar" e são muito sensíveis, não se multiplicando muito em meio mais ou menos sólido.
- estafilococos são os cocos em forma de "cacho de uvas"
- micrococossp.: cocos em forma de cubo ou tétrade.
- a organização é decorrente da multiplicação e do grau de ligação entre bactérias.
- de acordo com o ambiente, por exemplo, os estreptococos podem formar diplococos.
Obs: as menores bactérias são as da espécie Mycoplasma, não possuindo parede celular, apenas a membrana celular.
bacilos
• cocobacilo: são bacilos muito pequenos que não costumam se agrupar como os cocos.
• 80% vivem isolados
• podem estar dispostos em "corrente" que são os estreptobacilos
• as bactérias dispostas em letra chinesa são constituídas de bacilos "quebrados"
• em paliçada: são bacilos bem próximos uns aos outros
• bacilos de aspectos curvos, em forma de vírgula: vibriões
espiroquetas
• não fazem nenhum agrupamento
• um dos gêneros mais importantes é o Treponema sp.
• apresentam pleomorfismo, ou seja, as bactérias apresentam formas variáveis.
Obs. quando bactérias velhas sofrem alterações morfológicas como uma forma de involução, não são consideradas bactérias pleomórficas.
Referências Bibliográficas
1. Microbiologia; terceira edição; LuisTrabulsi, Flávio Alterthum, Olga Gompertz, José Alberto Candeia; editora Atheneu;1999
Deteriorações
São os microrganismos (protozoários, fungos, bactérias e vírus), principais causas de contaminação de alimentos e causadores de toxi-infecções alimentares
Os
...