Banco De Leite
Exames: Banco De Leite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: j11o28n1 • 9/3/2015 • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 391 Visualizações
Os Bancos de Leite e os Postos de Coleta de Leite Humano têm como missão promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; coleta, processamento e distribuição do leite humano. Além destas atividades, os Bancos de Leite Humano também realizam seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado, visando a redução da mortalidade infantil, visando servirem especialmente aos prematuros que necessitam do leite materno para sua sobrevivência.
História do Banco de Leite no Brasil
O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) do Brasil foi implantado em outubro de 1943, no Instituto Nacional de Puericultura, hoje Instituto Fernandes Figueira.
O principal objetivo era coletar e distribuir leite humano e oferecer atendimento aos casos especiais, como prematuridade, distúrbios nutricionais e alergias a proteínas hierólogas.
A partir de 1985, em uma ação conjunta, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM), o qual foi criado em 1981, teve início o desenvolvimento de um subprograma com o objetivo de promover uma expansão qualitativa e quantitativa dos bancos de leite humano, e desta forma os bancos de leite humano passaram a assumir um novo papel no cenário da saúde pública no Brasil.
Banco de Leite em Ribeirão Preto
O Banco de Leite Humano Enfermeira Anália Ribeiro Heck do HCFMRP-USP, Centro de Referência para o interior de São Paulo, foi fundado em 1976, e de acordo com a tecnologia de alimentos, faz o recrutamento, triagem e seleção de doadoras, processa o excedente da produção láctica da nutriz, executa atividades de coleta, seleção e classificação, processamento, estocagem, controle de qualidade e distribuição de leite humano ordenhado, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, além disso, responde pelo funcionamento dos Postos de Coleta vinculados a ele, buscando a certificação de qualidade dos produtos e processos sob sua responsabilidade.
É também um serviço especializado de promoção, apoio e proteção ao Aleitamento Materno prestando assistência às mães de prematuros, visando à manutenção da lactação, atua nas atividades de assistência preventiva e curativas das intercorrências mamárias de fase lactacional, incentiva o prolongamento do período de amamentação, realiza procedimentos para a indução da lactação, a relactação e a translactação. O BLH funciona na avenida Santa Luzia, 387, no Jardim Sumaré.
Caminho do leite em Ribeirão Preto
O banco de leite de Ribeirão Preto busca captar doadoras nas próprias maternidades com folders e Ajuda dos profissionais de área da saúde que se propõem a ajudar com a divulgação.
Quando uma mulher liga no banco de leite ou vai até o mesmo ela passa por orientações de profissionais qualificados, tanto quanto a forma de amamentar quanto a possibilidade de doação do leite; caso essa mulher queira se tornar uma doadora ela será orientada quanto técnica de ordenha, manejo do frasco, higiene e para onde irá esse leite e a quem beneficiara.
O leite doado por mulheres ao banco de leite é tratado, pasteurizado e armazenado até ser repassado há algum bebê que necessite. Desde a coleta do leite existem cuidados que devem ser adotados. A ordenha da doadora deve ser feita com mãos muito bem limpas, mamas lavadas. Também usa-se toucas e máscaras para evitar que saliva caia e cabelos contaminem o leite ordenhado para o banco de leite. Usa-se vidros com tampas plásticas esterilizados para armazenar o leite colhido a ser doado.
O leite deverá ser ordenado e armazenado em até dez dias, pode ser colocado no mesmo frasco e será retirado por funcionários do banco de leite e transportado em recipiente próprio em temperatura máxima igual a 5 graus célsius e a rota de busca não pode ultrapassar seis horas.
A seguir o leite é levado até o
...