Baço
Artigo: Baço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pitokolouco • 22/9/2014 • Artigo • 216 Palavras (1 Páginas) • 339 Visualizações
O baço tem uma função praticamente de reservatória de sangue; então em uma situação de choque, o baço se contrai liberando mais sangue na circulação.
Esse órgão é o maior dos órgãos linfáticos (tem uma função imunológica, produzindo linfócitos B e T) e faz parte do sistema retículo-endotelial, participando dos processos de hematopoiese (produção de células sanguíneas, principalmente em crianças) e hemocaterese (renovação de células vermelhas, as hemácias). As hemácias têm vida média de 120 dias. Após esse período, o baço faz a destruição dessas hemácias. O resíduo da destruição dessas hemácias como ferro, hemoglobina, é captado pelos macrófagos para a produção de novas hemácias.
No baço existe uma polpa branca e uma polpa vermelha. Em condições patológicas, o baço estende-se até a flexura esquerda do intestino grosso (esplenomegalia). Normalmente, ele não é palpável, a não ser quando se tem esplenomegalia.
Os linfócitos são produzidos e amadurecem na polpa branca. A polpa vermelha contém outros leucócitos (fagócitos) que ingerem o material indesejado (por exemplo, bactérias ou células defeituosas) do sangue circulante.
A polpa vermelha controla os eritrócitos, determinam quais são anormais ou velhos demais ou lesados e não funcionam adequadamente, e os destrói. Consequentemente, a polpa vermelha é algumas vezes denominada cemitério de eritrócitos. A polpa vermelha também serve como depósito de elementos do sangue, especialmente de leucócitos e plaquetas.
...