APRESENTAÇÃO DE LEITE FERMENTADO IOGURTES DISPONÍVEIS NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA
Trabalho Escolar: APRESENTAÇÃO DE LEITE FERMENTADO IOGURTES DISPONÍVEIS NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flau • 21/7/2013 • 2.499 Palavras (10 Páginas) • 696 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS
APRESENTAÇÃO DE LEITE FERMENTADO
IOGURTES DISPONÍVEIS NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA
Feira de Santana
Novembro, 2009
Flávia Alves
APRESENTAÇÃO DE LEITE FERMENTADO
IOGURTES DISPONÍVEIS NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BA
Projeto de Pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências da disciplina Pesquisa em Engenharia de Alimentos, do curso Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS
Orientador: Profa. Taís Oliveira
Feira de Santana
Novembro, 2009
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
2- OBJETIVOS 6
3- JUSTIFICATIVA 7
4- REVISÃO DE LITERATURA 9
5- METODOLOGIA 11
6- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 12
7- ORÇAMENTO 13
8- REFERÊNCIAS 14
1 - INTRODUÇÃO
Apesar da origem do leite fermentado que originou o iogurte da atualidade não ser totalmente conhecida, há relatos referentes ao período Neolítico, quando o homem começou a domesticar e usar o leite de alguns mamíferos, como cabras, ovelhas na alimentação no Oriente. Onde o leite fresco destes animais era armazenado em marmitas de barro ou em sacos feitos de pele de cabra, chegando os 43ºC, criava as condições ideais para que o leite fermentasse, produzindo um rudimentar tipo de iogurte (Celeste 2001).
Derivados do leite e, por isso, boas fontes de cálcio, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, os iogurtes estão cada vez mais freqüentes na participação, não só do cardápio de quem está de dieta, como também daqueles que desejam uma alimentação saudável e balanceada (Kotler, 1999).
O mercado de alimentos já reflete essa preocupação. É o que atesta um levantamento feito pelo Instituto AC Nielsen em 59 países, cujos resultados foram divulgados na semana passada. Entre os quatro grupos de alimentos que mais apresentaram um aumento considerável do seu consumo e conseqüentemente um elevado crescimento nas vendas entre 2003 e 2004 três são conhecidos pelos benefícios à saúde. Em primeiro lugar estão as bebidas à base de soja, com crescimento de 31% no período. Em segundo, ficaram os iogurtes líquidos (19%).
Uma pesquisa efetuada junto a consumidores norte-americanos demonstrou que parcela significativa de indivíduos é extremamente influenciada pelas tabelas nutricional presentes nos rótulos de alimentos. Cinqüenta e seis por cento dos indivíduos pesquisados afirmaram que comparam produtos de diferentes marcas quanto ao conteúdo nutricional (ADA- American Dietetic Association, 1997). Dessa forma fica evidente que a embalagem possui diversos atributos, sendo minuciosamente planejada de forma a influenciar o consumidor no momento da compra. A embalagem é um forte fator de persuasão e, portanto, constitui um recurso de auxílio à venda. (Vendramini, 1987).
Por essa razão, é de extrema importância que exista uma fiscalização ativa na rotulagem, e no que se refere ao gênero alimentício, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem faz essa fiscalização. Contudo, analisar a rotulagem dos produtos não é dever apenas dos órgãos de fiscalização. Até porque isso não se restringe apenas ao fato de constar as devidas informações obrigatórias, mas se ela está disposta de forma correta, coerente e suficientemente clara para o consumidor, de forma que a população possa optar conscientemente por um produto no momento da aquisição.
2 - OBJETIVO
2.1 - Objetivo Geral
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma fiscalização a nível de rotulagem dos alimentos derivados de leite,especificamente os iogurtes, disponibilizados ao consumidor. Tendo como base as obrigatoriedades que legislação vigente exige, serão verificadas as possíveis irregularidades existentes nesses rótulos para assegurar os direitos do consumidor.
2.2 - Objetivos Específicos
1. Verificar se os rótulos e as rotulagens nutricionais dos alimentos contemplam todos os itens exigidos pelas legislações.
Resolução - RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, ANVISA;
Resolução – RDC nº 359, de 23 de dezembro de 2003, ANVISA;
Resolução - RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, ANVISA;
2. Observar se os rótulos contem todas as informações necessárias para que o consumidor possa conhecer o produto que está comprando.
3. Verificar se as informações estão dispostas corretamente e claramente no rotulo requisitos que deverão atender a legislação.
3 – JUSTIFICATIVA
Dada a importância da alimentação e o crescente consumo de iogurtes (dentre outros produtos
...