CHAPADINHA PARASITOLOGIAAPLICADA À ZOOTECNIA
Por: karolger • 22/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 993 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARaNHÃO – UFMA[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – CCAA
CAMPUS IV / CHAPADINHA
PARASITOLOGIAAPLICADA À ZOOTECNIA
eSTUDO DIRIGIDO
Discentes:
Juliana Rodrigues Lacerda
Karolyne Teixeira Vieira
Docente:
Profa. Elizângela Pereira
CHAPADINHA – MA
2015.
Estudo dirigido – Parasitologia
- Em relação aos insetos pertencentes a ordem Díptera, Siphonaptera e Phthiraptera comente sobre:
- Ciclo de vida
Ordem Díptera
O tempo de vida varia de espécie para espécie, em geral de 25 a 30 dias. A fêmea coloca seus ovos (cerca de 100 a 150) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo, e outros locais ricos em substâncias orgânicas. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são cilíndricas, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas. A camada externa de pele das larvas se endurece formando uma casca (casulo), dentro da qual começa a haver transformação para mosca adulta, recebendo o nome de pupa. As pupas têm coloração marrom clara, não se movimentam, e, nem se alimentam. As moscas permanecem nesta fase por um período de 4 a 5 dias. Cabe ressaltar que quanto maior a temperatura e a umidade, mais rápido ocorrerá o ciclo de vida.
Ordem Siphonaptera
As Siphonaptera têm quatro estágios de vida: ovo, larva, pupa e adulto. O tempo de cada fase de vida dos Siphonaptera varia de acordo com a espécie.
Fases 1 e 2: Os ovos eclodem, depois de alguns dias que são postos, e deles saem as larvas vermiformes. No caso das pulgas que atacam cães e gatos, as larvas escondem-se em frestas e nos carpetes e estofados.
Fase 3: Dentro de uma semana, as larvas tornam-se adultas e passam ao estágio de pupa, o casulo formado pela larva.
Fase 4: Quando percebe a presença de um hospedeiro, a pulga adulta sai de seu casulo. Nessa fase esses insetos se tornam ectoparasitas hematófagos: sugam o sangue de seus hospedeiros - e geram ovos em profusão.
Uma pulex irritans, a pulga comum ou "pulga do homem", começa a pôr ovos 48 horas depois de sugar sangue. E coloca de 20 a 22 ovos por dia. Nos seus 110 dias de vida, ela pode colocar até dois mil ovos.
Ordem Phthiraptera
O ciclo completo de ovo a adulto é de 20 a 25 dias, passando por três instares ninfas. A infestação ocorre por contato direto entre os hospedeiros. Parasitam aves e mamíferos. O comportamento alimentar varia conforme a espécie, incluindo descamações de tecido epitelial, partes de penas, secreções sebáceas e sangue. Têm maior atividade a noite. A postura varia de 50 a 100 ovos. A longevidade é de duas a quatro semanas.
- Importância
Ordem Díptera
As moscas domésticas são insetos que tem importância como vetores mecânicos, isto é, podem veicular os agentes em suas patas após pousarem em superfícies contaminadas com estes germes e pousarem nos alimentos, disseminando-os amplamente, e dessa forma transmitir várias doenças, tais como distúrbios gastrointestinais.
Ordem Siphonaptera
Essas ordens podem causar lesões na pele devido as inúmeras picadas, e em alguns animais podem desenvolver sintomas alérgicos, como consequência de hipersensibilidade a certos compostos presentes na saliva, liberados na pele durante a hematofagia. Ao se coçar e/ou morder o local da picada pode provocar ferimentos que se agravarão pela presença de organismos oportunistas.
Ordem Phthiraptera
- Anoplurose (doença causada por piolhos) pode causar anemia no corpo hospedeiro. Isso ocorre devido a picada e inoculação de saliva no corpo do hospedeiro, provocando prurido. O ato de coçar e/ou morder o local da picada resulta em ferimentos que pode ser agravado pela presença de organismos oportunistas.
- Principais espécies
Ordem Diptera
Muscidae (Mosca doméstica), Calliphoridae (Mosca varejeira), Culicidae (Pernilongo), Simulidae (borrachudos), Tabanidae (mutucas), Tephritidae, Oestridae.
Ordem Siphonaptera
...