Histórico da Zootecnia
Por: jessica_l • 13/4/2016 • Ensaio • 322 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
O Histórico da Zootecnia
O texto em questão fala do surgimento da zootecnia desde a pré-história, na qual o homem era sedentário e possuía grande dificuldade para adquirir o seu alimento, e do seu desenrolar até os dias atuais, onde o homem agora cria os animais e e dos mesmos tira o seu alimento e sustento.
Como já citado anteriormente, na pré-história começa a se desenrolar a história da zootecnia. O homem era um ser sedentário com dificuldades para adquirir seu alimento, com isso viu-se a necessidade de um novo modo de vida tornando-se eles assim nômades, sempre em busca de terras melhores para suprir suas necessidades. Devido ao perigo e a dificuldade das caçadas eles adotaram um novo método, de começar a criar os animais herbívoros para seu posterior abate. Com isso começou a ocorrer a maior interação do homem com os animais e sua domesticação, o que foi um grande passo para a história da zootecnia.
O método de criação dos animais permaneceu praticamente igual até meados do século XX quando foi proposta a criação do termo zootecnia para referir-se a atividade voltada a criação de animais, pelo Conde Gasperin. E um jovem francês chamado Emile Beaudment teve um marco importante na história defendendo uma tese ousada a qual dizia que “o animal é uma verdadeira máquina viva, transformadora e valorizadora dos alimentos”.
A zootecnia se tornou a base da pecuária em sua principal atividade, a criação e produção animal visando sempre a maior produtividade com o menor custo possível. E no Brasil ela teve seu surgimento em 1966 através do Professor Otávio Domingues em Uruguaiana no Rio Grande do Sul, por isso a presença do trevo no símbolo da zootecnia, representa uma pastagem típica e abundante dos pampas gaúchos.
...