Trabalho Fundamentos de zootecnia
Por: douglas.luis22 • 2/12/2015 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 719 Visualizações
UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS (ACEA)
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ZOOTECNIA
PROFESSOR: LUIZ HENRIQUE RANGRAB
ACADÊMICOS: DOUGLAS L. BAIERLE
LUCAS RECH
ANGUS
Origem: Surge uma variedade de Angus: Aberdeen Angus, Red Angus e Brangus, cruzamento de Angus 5/8 com zebuínos Nelore ou Brahman 3/8. Sua origem é britânica, região da Escócia, chegou ao Brasil em meados de 1906 onde se obteve o primeiro registro, se adaptou aos pastos na região de Bagé, onde é um dos principais centros de criação da raça.
Características: As principais características são precocidade de terminação, precocidade sexual, habilidade materna onde é a raça com maior quantidade de kg de bezerro por matriz.
Informação e Desempenho: Sua carne tem alta qualidade, de características vantajosas como a gordura subcutânea de 3 a 6 mm e a famosa marmorização (gordura entremeada a carne) que lhe confere a já famosa maciez e sabor.
Rusticidade: O Angus mostra maior resistência a enfermidades, grande adaptação as condições do país “Brasil” mesmo em condições adversas as fêmeas produzem bezerros e os amamentam adequadamente, sem desfazer sua gordura marmorizada.
Facilidade de parto: De porte médio, não muito pesado ao nascer, pequeno desgaste na parição, favorecendo a repetição de cria e diminuindo o intervalo de partos.
Precocidade, Fertilidade e Longevidade: O Angus em comparação com outras raças alcança sua puberdade e estado de abate mais cedo tendo maior rentabilidade aliado a isso, possui uma maior habilidade materna, período entre partos mais curto e a longevidade associada a fertilidade representa no final mais crias produzidas.
REFERÊNCIAS:<< http://angus.org.br/raca/>>
...