CONCEITOS IMPORTANTES DE MAPEAMENTO
Tese: CONCEITOS IMPORTANTES DE MAPEAMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dasj • 1/4/2014 • Tese • 2.086 Palavras (9 Páginas) • 640 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques, facilita os deslizamentos e é essencial para a formação e crescimento dos ossos longos. A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada O tecido cartilaginoso, outra modalidade de tecido conjuntivo origina-se do mesênquima. Suas características morfológicas obedecem ao plano geral dos tecidos de natureza conjuntiva e tem como função a sustentação. O tecido cartilaginoso é constituído por três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a cartilagem fibrosa e a cartilagem elástica. Em todas elas encontram-se células esféricas ou ovóides contidas em lacunas, chamadas condroplastos, situadas dentro da substância intercelular, que recebe o nome de matriz cartilaginosa(1).
2 CONCEITOS IMPORTANTES DO TECIDO CARTILAGINOSO
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível que não cicatriza, é branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem não possui pericôndrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem, vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos. Cartilagem de crescimento, ou disco epifisial, é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento (2).
2.1 DEFINIÇÕES
• É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida;,
• Contém condrócitos e abundante material extracelular que constitui a matriz;
• As cavidades da matriz, ocupadas pelos condrócitos, são as chamadas lacunas;
• Não possui vasos sanguíneos, sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente (pericôndrio), nem vasos linfáticos e nervos;
• As cartilagens que revestem as superfícies dos ossos nas articulações móveis não têm pericôndrio e recebem nutrientes do líquido sinovial das cavidades articulares(3).
3 FUNÇÕES
• Suporte de tecidos moles,
• revestimento de superfícies articulares,
• absorção de choques,
• facilita o deslizamento e é o primeiro esqueleto do embrião e
• crescimento dos ossos longos
Existe 3 funções bem importantes são elas:
• Uma das funções principais da cartilagem é estrutural: oferecer apoio e manutenção da forma de vários componentes do corpo. Na orelha e no aparelho respiratório, por exemplo, as cartilagens têm um papel muito importante para manter abertos o conduto auditivo externo e os dutos que servem de passagem de ar.
• A segunda função importante é a de revestir superfícies articulares. Como a superfície das peças cartilaginosas é muito lisa ela interage com outra superfície cartilaginosa quase sem atrito. Nas articulações, além da superfície lisa das cartilagens, há quase sempre líquido que contribui para o deslizamento adequado entre as superfícies cartilaginosas.
• Durante a vida fetal uma grande parte do sistema esquelético é formada por tecido cartilaginoso. As peças cartilaginosas tem a forma dos futuros ossos e servem de molde para o desenvolvimento do tecido ósseo e de grande parte do sistema esquelético definitivo(4).
4 MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO
De origem mesodérmica, o tecido conjuntivo caracteriza-se por preenchimento dos espaços intercelulares do corpo e a importante interfase entre os demais tecidos, dando-lhe sustentação e conjunto.
Morfologicamente, apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituído por uma parte não estrutural, denominada de substância estrutural amorfa (SFA), e por outra porção fibrosa.
Substância Amorfa: formada principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. Pode assumir consistência rígida, como, por exemplo, no tecido ósseo; e mais líquida, como é o caso do plasma sanguíneo.
Fibras: de natureza proteica, distribuem-se conforme o tecido, destacando-se:
Colágeno : fibras mais frequentes do tecido conjuntivo, formada pela proteína colágeno de alta resistência (coloração esbranquiçada);
Elásticas:fibras formadas fundamentalmente pela proteína elastina, possuindo considerável elasticidade (coloração amarelada);
Reticulares: fibras com reduzida espessura, formada pela proteína chamada reticulina, análoga ao colágeno.
Portanto, além da função de preenchimento dos espaços entre os órgãos e manutenção, toda a diversidade do tecido conjuntivo em um organismo desempenha importante função de defesa e nutrição.(5)
5 ESTRUTURAS PRESENTES
As cartilagens (exceto as articulares e as peças de cartilagem fibrosa) são envolvidas por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de pericôndrio, o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra. As cartilagens basicamente se dividem em três tipos distintos:
• cartilagem hialina;
• fibrocartilagem ou cartilagem fibrosa;
• cartilagem elástica.
5.1 CARTILAGEM HIALINA
É o tipo mais frequente encontrado no corpo humano;
Tem coloração branco-azulada e translúcida a fresco;
Forma o primeiro esqueleto do embrião;
No adulto, é encontrada na
...