Celulas
Ensaio: Celulas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristinagabriel • 18/9/2014 • Ensaio • 1.686 Palavras (7 Páginas) • 461 Visualizações
1) O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.
Célula é a unidade fundamental para a vida, ou seja, é a unidade estrutural das plantas e dos animais, dessa maneira todos os organismos vivos são compostos por células. Existem dois tipos básicos de células, as procarióticas e as eucarióticas.
Células procarióticas são células simples, não apresentam núcleo organizado, seu material genético (cromossomo) está em contato direto com o citoplasma, ocupando uma espaço denominado nucleoide, as células procarióticas não possuem outras organelas celulares (como mitocôndrias ou cloroplastos), elas apresentam um citoplasma simples contendo poucas organelas. As células procarióticas possuem os chamados polirribossomos, constituídos por ribossomos ligados a moléculas de RNA mensageiro.
As células eucarióticas são mais complexas que as procarióticas, pois possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas, alias a presença de membrana é sua principal característica, essas membranas dividem as células em compartimentos essenciais para manutenção e divisão da célula, o seu núcleo contem os cromossomos constituídos de DNA. O citoplasma é bem complexo delimitado pela membrana plasmática e dividido em compartimentos, nos quais são encontradas as organelas, dentre as organelas estão as mitocôndrias, o reticulo endoplasmático liso e rugoso, o lisossomo, o complexo de golgi e os ribossomos. Outra característica importante do citoplasma eucariótico é a presença de filamentos e túbulos do citoesqueleto, que tem como funções: estabilização da forma celular, organização do citoplasma, locomoção e suporte mecânico.
2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?
Os principais componentes biomoleculares que compõem a célula eucariótica animal são: água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
A água serve de meio para a locomoção de substancia de um compartimento celular para outro, também protege a célula contra mudanças bruscas de temperatura, devido ao fato de possuir elevado calor especifico, mantendo a temperatura dos seres vivos constante.
Os carboidratos são as moléculas mais abundantes na natureza e podem ser considerado a principal fonte de energia celular, sendo também, os constituintes estruturais da membrana celular e da matriz extracelular.
Os lipídios desempenham importantes funções para os seres vivos como a de reserva energética e estrutural, sendo o principal componente da membrana plasmática, outra função dos lipídios é a manutenção da temperatura corporal em animais homeotérmicos, além disso, os lipídios são fundamentais para a absorção das vitaminas A, D, E,K.
Todas as funções básicas celulares dependem de proteínas especificas que estão presentes em cada organela celular e podem ter funções estruturais ou enzimáticas. As proteínas estruturais contribuem para a formação tridimensional das células, das partes das células e das membranas, fornecendo suporte mecânico para a célula.
As proteínas são os constituintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele. As enzimas são substancias que aceleram as reações químicas.
Os ácidos nucleicos estão relacionados com o controle da atividade celular e com o armazenamento das informações genéticas. Sua função é coordenar a síntese das enzimas (e demais proteínas) determinando assim as características dos indivíduos como: cor dos olhos, da pele, estatura, doenças hereditárias.
3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?
Ela é composta por uma dupla camada de lipídios (fosfolipídios) em posição central na qual estão fixadas moléculas de proteínas e carboidratos. A organização molecular da membrana plasmática é bem dinâmica e foi denominado mosaico fluido, sendo o modelo estrutural, podemos dizer que a membrana plasmática é fluida, assimétrica e com permeabilidade seletiva. A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para outro de concentração menor (a favor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionais. A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais podemos citar: transporte passivo,transporte ativo,endocitose e exocitose.
.
4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?
A mitocôndria possui duas membranas lipoproteicas; a membrana externa e a membrana interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso. As composições químicas dessas membranas são distintas, de modo que, a membrana interna apresenta 80% de proteínas e 20% de lipídios, enquanto a membrana externa apresenta 50% de proteínas e 50% de lipídios. Na membrana externa existem cristas ( dobramento) onde encontramos as proteínas da cadeia transportadora de elétrons. Entre as duas membranas existem um espaço: espaço intermembranoso. A membrana interna reveste a região chamada de matriz mitocondrial, que é constituída por água, enzimas, proteínas, ribossomos e DNA mitocondrial. Sua principal função é produzir o ATP e devolver para o meio ambiente os seus resíduos são o gás carbônico (CO2) e água (H2O).
5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?
O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é intimamente aderidas umas a s outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Existem três tipos de epitélios: epitélio de revestimento, epitélios estratificados, e epitélio glandular.
Epitélio de revestimento, como o nome já diz ele reveste as superfícies externas e das cavidades do corpo. Ele apresenta funções de proteção do organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos, alem de efetuar na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compartimentos funcionais.
Epitélio estratificado se classifica em tecido epitelial pavimentoso estratificado, cuja função reveste a boca, a orofaringe, o esôfago e a vagina.
...