Celulas Tronco
Exames: Celulas Tronco. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnA62442 • 12/3/2014 • 263 Palavras (2 Páginas) • 696 Visualizações
As células-tronco, também chamadas células progenitoras, são multiuso: após um processo de diferenciação, elas podem dar origem a outros tipos de células: um neurônio, uma célula muscular ou do tecido ósseo. Testes com ratos e camundongos submetidos a lesões cardíacas, feitos em diversos países, demonstraram que células-tronco da medula óssea e do cordão umbilical injetadas na corrente sanguínea desses animais migravam para o coração, originando novos vasos sanguíneos e tecido muscular. Uma das principais vantagens dessa terapia é a possibilidade de substituir cirurgias de revascularização e transplantes cardíacos.
A ideal fase para obter as células durante a formação do embrião ocorre na fase de formação do blastocisto: quando a mórula alcança o útero, ela se divide em trofoblasto e embrioblasto essa nova estrutura é chamada blastocisto e se implanta no endométrio; o sinciciotrofoblasto é a estrutura que se forma a partir da multiplicação da célula do trofoblasto. Quando o sinciciotrofoblasto rompe o endométrio e se fixa, nesse momento, no embrioblasto, existe a maior quantidade de células- tronco ou células totipotentes.
Um estudo realizado em Londres descobriu que a prática de atividades físicas auxilia na regeneração das células-tronco do coração. As células-tronco produzem células musculares e vasculares. Se você não está praticando exercício físico, você tem um menor número de células e menos células ativas para realizar um trabalho. Há um outro americano que analisa o impacto dos exercícios físicos, não no coração, mas no cérebro: há duas regiões no cérebro, que se chamam hipocampo, responsáveis pela formação da memória. Esse estudo indica que o exercício físico faz com que a pessoa consiga gerar novos neurônios.
...