TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Tronco

Dissertações: Celulas Tronco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

Células-tronco

O uso das células-tronco tem sido um assunto muito discutido na sociedade e principalmente no meio acadêmico. Por ter uma característica muito peculiar. A autorrenovação e diferenciação ou seja a capacidade de reproduzir gerando células idênticas a mesma autorrenovação. E a diferenciação que e capacidade de quando em condições favoráveis, pode gerar células especializadas e de diferentes tecidos do corpo.

As pesquisas com células-tronco são essenciais para entender o funcionamento e crescimento dos órgãos e a renovação dos tecidos ao longo da vida adulta. Podendo ser usada como terapia celular, que consiste na substituição das células doentes por células saudáveis. Sendo assim muito bem vistas nos campos da medicina regenerativa, biológica celular e biológica do desenvolvimento sendo assim a solução para o tratamento de várias doenças como câncer, mal de Parkinson, mal Alzheimer, e doenças degenerativas cardíacas.

As células-tronco são classificadas em três níveis diferentes que são: células-tronco embrionárias (células totipotentes), células-tronco induzidas (pluripotentes) e células-tronco adultas (multipotentes).

Células-tronco embrionárias

São as células que tem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula e tecido do corpo. Só são encontradas em óvulo já fecundado no interior do embrião quando ele está no estágio conhecido como blastocisto. Só são consideradas células-tronco embrionárias quando está no período entre 4 e 5 dias de formação. Acima deste período o feto já apresenta estruturas mais complexas tendo suas células já especializadas.

Células-tronco pluripotente e pluripotência induzida

As células tronco pluripotentes tem de gerar células do três folhetos embrionários. As células tronco pluripotentes não podem gerar um indivíduo totalmente. Por não gerar tecidos extra-embrionario. Tem como principal exemplo as células da massa celular interna do blastocisto.

Recentemente foi desenvolvida uma técnica para reprogramar células adultas onde são diferenciadas para um estado pluripotente. Essas células geradas por este processo são chamadas de células tronco de pluripotência induzida ou (iPS) e apresentam características muito parecidas com as células-tronco pluripotentes, extraídas de embriões. Essa reprogramação pode ser feita com diferentes tipos celulares, mas em geral são usadas células da pele.

Células-tronco adultas

Essas células tem a capacidade de gerar um número limitado de células especializadas. Sendo encontradas em todo o corpo, sendo capazes de gerar células dos tecidos onde são provenientes. Responsável pela renovação das nossas células ao longo da nossa vida, Podendo ser retiradas da medula óssea, células-tronco neurais do cérebro, as células do sangue do cordão umbilical e as células mesenquimais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com