TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas biologia na administração

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

2. Materiais e métodos

Para o desenvolvimento deste trabalho foi feita uma revisão de literatura através de livros didáticos obtidos por meio próprio e por busca na biblioteca da Universidade Paulista Campus flamboyant

3. Desenvolvimento

3.1 Células: suas organelas e funções

Toda a matéria viva é composta por uma estrutura microscópicas (menor unidade estrutural de um ser vivo), conhecida como células e todas as células são originadas a partir de células preexistentes, que contém  as informações hereditárias dos organismos dos quais elas são uma parte Quando as células se agrupam, formam os tecidos. O tecido pode ser definido como um conjunto de células semelhantes, adaptadas a uma determinada função. (UZUNIAN; BINER,2008)

A célula é a unidade que constitui os seres vivos, podendo existir isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos, que constituem o corpo dos seres pluricelulares. Em geral os tecidos apresentam quantidades variáveis dematerial extracelular, produzido por suas células (JUNQUEIRA;CARNEIRO, 2012, PAG 3)

Segundo Uzunian e Biner a célula possui basicamente três componentes: membrana, citoplasma e núcleo:

Membrana: envolve externamente a célula e controla as trocas de substâncias diversas entre ela e o meio que se encontra. (UZUNIAN; BINER,2008)

Citoplasma: região que contém uma solução gelatinosa em que estão imersos diferentes tipos de organelas que executam atividades diversas, como respiração, excreção, armazenamento de substâncias nutritivas, etc. (UZUNIAN; BINER,2008)

Núcleo: é a estrutura que comanda as atividades celulares e que regula o mecanismo de reprodução. Ele Possui em seu interior moléculas especiais chamadas ácidos nucléicos. São essas moléculas que basicamente organizam o material genético, que comanda as diversas atividades celulares e regula o mecanismo de reprodução. (UZUNIAN; BINER,2008)

Células Procarióticas e Eucarióticas

As células são divididas em duas classes: as procariontes (pro, primeiro, e cario, núcleo), cujos cromossomos não são separados do citoplasma por membrana, e as eucariontes (eu, verdadeiro, e cario, núcleo), com o núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, pag 3)

FIGURA 1: CÉLULAS PROCARIONTES


[pic 1]

FONTE: www.vertibulandoweb.com.br/bilogia/teoria/celula.asp

Procarióticas: células onde o núcleo não é individualizado por falta de cariomembrana, não apresentam orgânulos membranosos. O material nuclear está disperso no citoplasma. Encontradas nas bactérias e cianobactérias. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012)

FIGURA 2: CÉLULAS EUCARIONTES


[pic 2]

FONTE: www.vertibulandoweb.com.br/bilogia/teoria/celula.asp

Eucarióticas: o núcleo é individualizado, a cariomembrana envolve o material nuclear, são mais evoluídas e possuem orgânulos membranosos. Encontradas nos protistas, fungos, vegetais e animais. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012)

ORGANELAS

1. Lisossomos

Os lisossomos são as organelas digestivas de uma célula animal. Um lisossomo típico contém aproximadamente 50 enzimas hidrolíticas diferentes produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso e enviadas para estas organelas. Juntas, as enzimas lisossomais podem hidrolisar virtualmente todo tipo de macromolécula biológica. Os produtos de baixo peso molecular da digestão enzimática podem então ser transportados através da membrana lisossomal para o citosol. (KARP, 2005)

2. Mitocôndria

As mitocôndrias são organelas esféricas ou, mais frequentemente, alongadas. Elas são extremamente importantes para o funcionamento da célula uma vez q são responsáveis pela produção de energia e pela respiração celular. A mitocôndria possuem duas membranas a externa e a interna. (DE ROBERTIS, 2001)

A principal função das mitocôndrias é liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP. A energia armazenada no ATP é usada pelas células para realizar suas diversas atividades, como movimentação, secreção e divisão mitótica(JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012)

3. Ribossomos

Os ribossomos são sínteses de proteína que decorre do seu alto teor de acido ribonucléico (RNA) alem da rna ribossômico (rRNA) , essas organelas contem proteínas,um ribossomo consiste em duas subunidades , uma grande e outra pequena um aproximadamente do tamanho da outra.
Eles estão ligados a superfície externa da membrana nuclear e uma membrana grandemente dobrada que leva onome de reticulo endoplasmático. (KARP 2005)

4. Retículo Endoplasmático

O Retículo Endoplasmático é formado por canais delimitados por membranas. Esses canais comunicam-se com o envoltório nuclear (carioteca). Ele pode ser considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessita de um ponto qualquer até seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático, portanto, tem função de transporte servindo como canal de comunicação entre o núcleo e o citoplasma. Reconhecem-se dois tipos de retículo endoplasmático: liso e rugoso. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012)

4.1 Retículo Endoplasmático liso:

O Retículo Endoplasmático liso ou agranular é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana. A membrana do REL é continua com a do retículo rugoso, embora exista diferença entre as moléculas que constituem essas duas variedades de membrana. O REL participa de diversos processos funcionais de acordo com o tipo de célula. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012)

Outra função importante do REL é a síntese de fosfolipídios para todas as membranas celulares. As moléculas de fosfolipídios são transferidas para outras membranas, por meio de vesículas que se destacam e são movidas PR proteínas motoras, ao longo dos microtúbulos, por comunicação direta com o retículo endoplasmático rugoso; e por meio das proteínas transportadoras de fosfolipídios. . (DE ROBERTIS, 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com