Citologia
Por: Andrezza Luiza • 10/5/2016 • Relatório de pesquisa • 712 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
A criação do microscópio pode ser visto como o marco primordial nos diversos ramos da ciência como biologia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral. Foi através dos holandeses Hans Janssen e Zacharias Jansse que inventaram o microscópio constituído por partes mecânicas, ópticas e elétricas no final do século XVI. O motivo desta criação foi de comprovar que a instalação de duas lentes em um cilindro, possuía a eficiência de intensificar o tamanho das imagens, permitindo dessa forma que objetos pequenos, invisíveis a olho nu, fossem observados de forma minuciosa. A palavra microscópio vem do grego (micros = pequeno; skopein = examinar) que tem como objetivo de possibilitar o aumento de imagens através da luz que, após incidir sobre a amostra, passa por um conjunto de lentes objetivas- que possibilita a formação e aumento da imagem entre 100 e 1.500x no aparelho óptico e entre 5.000 a 100.000x no aparelho eletrônico, na qual essa ampliação possui um poder de resolução inversamente proporcional ao limite de resolução correspondendo a medidas de 0,25 µm em microscópio óptico e 0,001µm no microscópio eletrônico. Tendo também as oculares que tem como função formar a imagem no olho do pesquisador, a de modelo condensadora converge parte da luz e projetora dispõe a imagem na tela fluorescente, todos esses dependendo do tipo de microscópio. Este aparelho é classificado em dois tipos: o microscópio óptico, subdividido em simples quando possuir um único conjunto de lente óptica, sendo intensivamente utilizado em meados do século XV, produzidos com lentes suficientemente poderosas para observar bactérias minúsculas na atualidade. Já no séc. XXI utiliza-se mais o do tipo composto, pois é constituído por dois conjuntos de lentes ópticas .O microscópio eletrônico é outro tipo, sendo subdivido como transmissão onde a possibilita a aquisição de imagens com resolução muito superior às obtidas com microscópios ópticos comuns, em consequência da utilização de elétrons para a formação das imagens na qual aplica-se estudos em estruturas do tipo cerâmica, metálicos, poliméricos, etc. Porém o de varredura é capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. Devido a maneira com que as imagens são criadas, imagens de MEV tem uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial de uma dada amostra.
TEXTO SOBRE TÉCNICAS CITOLÓGICAS
Entende-se por técnicas citológicas o conjunto de medidas a que é necessário submeter o material biológico para ficar em situações de ser observado ao microscópio. Estas técnicas podem ser classificadas em: fixação, coloração, inclusão, corte, observação vital, esfregaço e esmagamento.
No processo de fixação e coloração das células tem como objetivo de observar estruturas minúsculas das células utilizando substâncias fixadoras a exemplo: o formol. Para isso, deve-se destruir a célula e mergulhá-la em corantes específicos, exemplo da Eosina, um corante do tipo ácido que confere cor vermelha no processo de coloração.
...