Comedia
Resenha: Comedia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renaidesampaio • 12/12/2014 • Resenha • 371 Palavras (2 Páginas) • 798 Visualizações
Por Edu Fernandes
Atores e diretores concordam que é mais difícil fazer comédia do que drama. Mesmo assim, a premiação mais famosa do cinema ignora longas engraçados e, até hoje, poucos deles ganharam o Oscar de melhor filme.
Em 2013, o candidato cômico é O Lado Bom da Vida, que estreia no Brasil no dia 1º de fevereiro. A produção concorre nas seguintes categorias: filme, direção, edição, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e roteiro adaptado.
A Academia adquiriu o hábito de indicar comédias nos últimos anos e, em 2012, o escolhido foi Os Descendentes, de Alexander Payne. O cineasta já havia ocupado o mesmo posto no passado com Sideways – Entre Umas e Outras (2004), filme que inaugurou essa mania de colocar uma comédia entre os indicados.
Lado Bom da Vida conta os conflitos de Pat (Bradley Cooper, de Sem Limites), um ex-professor que acabou de sair de uma clínica, na qual estava internado para tratar problemas psiquiátricos. Ele volta a morar com os pais e está focado em reconquistar o coração de sua ex-esposa (Brea Bee, de Bleeder).
Há alguns anos, outra comédia que ganhou a simpatia da Academia também começava a contar sua história com uma cena em hospital. Pequena Miss Sunshine (2006) recebeu quatro indicações e duas estatuetas.
Ambas falam do convívio forçado de uma família desajustada. Enquanto Pequena Miss Sunshine reúne seus personagens em uma van, O Lado Bom da Vida une uma família formada pelo filho em recuperação com seus pais. A mãe (Jacki Weaver, de Reino Animal) não parece ser capaz de assumir o controle da situação, e o pai (Robert De Niro, de Poder Paranormal) coleciona superstições e manias que beiram o TOC.
Uma família em crise, aliás, foi o tema da comédia do Oscar de 2011. Minhas Mães e Meu Pai teve quatro indicações ao Oscar, mas saiu da cerimônia de mãos vazias.
Há outros personagens com problemas em O Lado Bom da Vida, como o colega de hospital de Pat. Danny (Chris Tucker, de A Hora do Rush 3) tenta achar brechas nas regras da instituição para ter liberdade. O melhor amigo do protagonista é outro desajustado. Ronnie (John Ortiz, de Inimigos Públicos) está preso a um casamento em crise e não sabe como lidar com suas frustrações.
...