Comemorando Com Arte
Dissertações: Comemorando Com Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gualter2008 • 19/3/2015 • 996 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
PROJETO DE ARTES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO RELEITURAS - A VISÃO INFANTIL DAS TELAS DE ROMERO BRITTO
"A arte é muito importante para não ser compartilhada"
Romero Britto
Justificativa
O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras gerações.
Entendemos o quão importante e necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado, costumes e principalmente compartilhar saberes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997:
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
Com esse entendimento é que sugerimos o Projeto Releituras – a visão infantil das telas de Romero Britto. Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.
Objetivo Geral
Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras do artista plástico Romero Brito.
Objetivos Específicos
Conhecer a biografia de Romero Britto.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.
Desenvolvimento
Ver cronograma das atividades.
Recursos Materiais
TV, DVD
Máquina fotográfica/filmadora
Xerox coloridas de algumas telas do autor Romero Britto: borboleta, peixe, gato, cachorro, flor, bola.
Xerox preta e branca de algumas telas do autor (outras)
Fita gomada
Tinta guache, lápis de cor, giz de cera
Papel 40kg diversas cores
Cartolina colorida
Retalhos de EVA
Revistas para recorte
Cola branca
Pincel de maior espessura
Tesoura
Papel crepom diversas cores
Caixas de papelão médias
Culminância
Exposição de Arte – Releituras da Obra de Romero Britto na visão das crianças da Educação Infantil. Apresentação do vídeo mostrando as atividades realizadas pelas crianças durante o projeto.
Avaliação
A avaliação do Projeto deverá ser realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu desenvolvimento.
Referências
...