Conceitos Morfologicos em Biologia
Por: Virginia Oliveira • 22/1/2017 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
As semelhanças entre organismos diferentes podem ser classificados como homoplasia, analogia e homologia. A analogia é quando funções semelhantes podem ou não ter um ancestral comum. Já estruturas homólogas são semelhantes e remetem à um ancestral comum. Com isso, a homoplasia é quando as estruturas se parecem e podem ou não ter um ancestral comum. O termo “ancestral comum” foi um avanço muito importante no mundo das comparações e semelhanças a partir dos estudos de Darwin e foi após ele que o estudo da morfologia obteve uma essência ideal.
A simetria é o modo que o corpo do animal se adequa ao ambiente ao redor. Pode ser classificada em radial e bilateral, promovendo enormes contribuições no modo o qual o animal se adapta ao ambiente.
Com a teoria da evolução, a morfologia ganhou cada vez mais sentido e ocorreram inumeras descobertas. Temos como exemplo a função dos musculos, do tecido cerebral e dos diferentes tipos de celulas, são como cada parte de um organismo: como funciona, age, ou seja, como uma porpriedade. Já o papel biologico deles é como se comportam durante o curso da historia da vida do organismo, em laboratorio além da função pode-se criar condições para o estudo do papel biologico.
A filogenia pode ser resumida por dendogramas (árvores filogeneticas) que representam conexões entre grupos. Houveram muitas modificações durante a historia de vida deles, como adaptações e, consequentemente, modificações. Tudo isso de forma gradual ou repentina, sem quebra. Dentro da filogenia, acontece o conceito de condição ancestral (plesiomorfia) e de condições derivadas (apomorfia). Nessa ciência, o taxon é um determinado grupo de organismos , que pode ser natural quando representa um grupo de organismos de forma correta e que é resultado de eventos evolutivos. Já o artificial, não corresponde a uma unidade de evolução verdadeira. Também ocorre do grupo corresponder a um grupo de organismos mais proximo do que não estamos estudando.
Quando se fala de grupo em filogenia, pode-se relacionar ao grupo interno que estamos estudando e o externo que é proximo, mas não faz parte desse agrupamento e é usado como referencia.
Em Cladistica, o estudo dos clados, um clado é monofiletico quando ele inclui um ancestral e todos os seus descendentes mas apenas o seus descendentes. Já grupos formados tendo como base caracteres homologos são polifileticos. Os polifileticos são grupos que incluem um ancestral comum e alguns, mas não todos os seus descendentes.
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: CORDADOS
PROFESSORA: CARLA FERREIRA REZENDE
RESUMO CONCEITOS MORFOLÓGICOS
José Pedro Vieira Arruda Júnior
Maria Virginia Oliveira da Silva
...