Confecção esfregaço sanguíneo
Por: Waldeir.brito • 17/5/2015 • Relatório de pesquisa • 594 Palavras (3 Páginas) • 3.484 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CONFECÇÃO E COLORAÇÃO DO ESFREGAÇO SANGUÍNEO
CAMPINAS
2015
CONFECÇÃO E COLORAÇÃO DO ESFREGAÇO SANGUÍNEO
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Imunologia Clínica, no Curso de Biomedicina, na Universidade Paulista.
CAMPINAS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 MATERIAIS
4 METODOLOGIA
4.1 Esfregaço sanguíneo
4.2 Método rápido (Panótico)
5 RESULTADOS
6 CONCLUSÃO
7 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A execução de um esfregaço sanguíneo é o ponto decisivo para a realização de um bom hemograma, a padronização deve ser uma das principais exigências de um laboratório.
Pode-se empregar o método de predileção se for necessário à confecção de um esfregaço a campo, o apoio em mesa se for necessário e utilizado uma lâmina devidamente limpa e uma distensora de vidro transparente. O esfregaço esperado não deve conter irregularidades, nem muito ou pouco espesso e sem erros na cauda. Ao observar a lâmina ao microscópio, as duas extremidades onde são feitas as contagens devem exibir células vermelhas mais afastadas e células brancas disseminadas.
Na prática experimental foi utilizado o método rápido (panótico), outros métodos de coloração podem ser utilizados, mas demandam um maior tempo para coloração.
OBJETIVO
Identificar as células brancas e realizar a contagem após a confecção e coloração do esfregaço sanguíneo
MATERIAIS
Luvas descartáveis
Caixa amarela para descarte dos materiais
Lâmina
Lâmina distensora
Lanceta
Algodão
Álcool 70%
Lenço de papel
Corantes (Panótico)
Água destilada
Óleo de imersão
Microscópio óptico
METODOLOGIA
Esfregaço sanguíneo
Após calçar as luvas, uma lâmina foi demarcada com um lápis para facilitar a identificação e limpa com um lenço de papel, em seguida foi colhido o sangue com o auxilio de uma lanceta e colocado uma gota de sangue na lâmina. Uma lâmina distensora foi colocada sob a lâmina em um ângulo de 45°, fazendo que o sangue entrasse em contato com as bordas da lâmina, foi esfregado a lâmina rapidamente sob a outra. Após isso a lâmina secou em temperatura ambiente.
...