O Neo Liberalismo
Monografias: O Neo Liberalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriqueluz • 18/8/2013 • 224 Palavras (1 Páginas) • 508 Visualizações
A intervenção do Estado na economia se dá em virtude ddas inúmeras demandas das populações que jamais seriam atendidas pelas corporações, que a todo tempo visam apenas o lucro contendo suas despesas e sacrificando a quem precisa de renda. Nesse ponto, temos um paradoxo, onde a inserção de tecnologias diminui significativamente a quantidade de empregos formais, levando grandes massas populacionais ao desemprego.
Nesse contexto, o Estado deve intervir como regulado do mercado, disciplinando a atuação das corporações, afim de de evitar que as demandas sociais por emprego e renda sejam atendidas.
Vejamos o exemplo do sistema de atendimento a saúde. Temos um sistema público que carece de médicos e equipamentos e realiza, salvo algumas exceções limitadas unidades, um péssimo atendimento aos pacientes. Já o privado, que movido pelo capital, atende àqueles que podem pagar pelo serviço, que por sua vez é ditado pelas regras do mercado. Sua consequência imediata é o esvaziamento dos serviços públicos por parte dos médicos, que, atraídos por salários bem mais altos, e também por interesse dessas corporações que o sistema público não funcione a contento, trazendo prejuízos aos pacientes que não possuem renda para pagar o plano de saúde. Se a assistência a saúde não fosse regulada pelo Estado, no sentido de manter hospitais públicos, ainda que sem o seu pleno funcionamento, grande pate dos cidadãos ficaria desassistidos.
...