Conhecimento da superfície interna da Terra
Tese: Conhecimento da superfície interna da Terra. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Franciscamss689 • 28/1/2015 • Tese • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 380 Visualizações
A
O conhecimento do interior da Terra confina-se a uma delgada película da sua superfície. Assim sendo, vários têm sido os métodos utilizados para o estudo do interior da Terra, quer diretos, quer indiretos. Destes últimos, sem dúvida nenhuma, o conhecimento atual foi construído em grande parte por meio da sismologia.
De que forma poderá a sismologia contribuir para o estudo do interior da Terra?
Quando ocorre um sismo, grande parte da energia a partir do hipocentro ou foco sísmico propaga-se em todas as direções sob a forma de ondas. Podem distinguir-se dois tipos de ondas: as que se propagam através do interior da Terra (Ondas Internas ou Profundas – P e S) e as que resultam da interferência das ondas internas e se propagam à superfície, decrescendo a sua amplitude rapidamente com a profundidade (Ondas Externas ou Superficiais – Love e Rayleigh)
A1.Tendo em conta, os diferentes tipos de ondas, refira, justificando, quais as que terão maior interesse para o estudo da estrutura interna da Terra?
B
Para a sismologia interessam essencialmente as ondas internas e é com base na variação das suas velocidades que se obtêm dados referentes ao interior do nosso planeta.
Se a Terra fosse uma esfera homogénea, ou seja, se a composição e as propriedades físicas dos materiais fossem idênticas em qualquer ponto do globo, a velocidade das ondas sísmicas deveria manter-se constante em qualquer direcção sendo, o trajeto das ondas rectilíneo como se observa na figura 1A. Porém, o que parece acontecer na realidade é que quando ocorre um sismo as ondas sísmicas propagam-se segundo a configuração da figura 1B.
Figura 1A Figura 1B
B1.Observe a figura 1B e explique de que modo as ondas sísmicas se propagam no interior do globo terrestre?
B2.Que conclusões podem ser retiradas quanto às características dos materiais constituintes da Terra.
C
Como verificou o trajeto de propagação das ondas sísmicas no interior da Terra não é retilíneo mas sim curvilíneo. Tal facto permite inferir que o interior da Terra não é homogéneo, admitindo-se por isso que, as ondas sísmicas atravessam meios com propriedades físicas diferentes.
De acordo com as caraterísticas dos materiais que atravessam, as ondas sísmicas têm diferentes velocidades de propagação e diferentes comportamentos. É na zona limite entre dois materiais distintos que ocorrem alterações mais notórias na velocidade de propagação e direção das ondas. Isto é devido a fenómenos de refração e reflexão semelhantes aos observados com a luz, tal como mostram os esquemas A e B da figura 2.
Figura 2A
Figura 2B
É devido a refrações contínuas que a trajetória das ondas não é retilínea, mas sim arqueada na direção à superfície conforme mostra a figura 3.
Figura 3
C1.Que caraterísticas dos materiais podem afetar a propagação das ondas sísmicas em profundidade?
D
À medida que caminhamos para o interior da Terra a pressão a que os materiais terrestres estão submetidos aumenta gradualmente, provocando rearranjos dos materiais que determinam um aumento da densidade e da rigidez. A velocidade das ondas sísmicas profundas (P e S) é condicionada pelos fatores evidenciados em cada uma das fórmulas seguintes:
, em que:
V = Velocidade da onda;
r = Módulo da rigidez;
d = Densidade;
k = Incompressibilidade
D1.A partir da análise das fórmulas o que será de esperar quanto à variação da velocidade das ondas em função da rigidez e da densidade.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E
À partida a
...