Conseitos gerais dos carboidratos
Artigo: Conseitos gerais dos carboidratos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eloisy • 22/9/2014 • Artigo • 793 Palavras (4 Páginas) • 358 Visualizações
CARBOIDRATOS
CONSEITOS GERAIS DOS CARBOIDRATOS:
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
Fonte de energia;
Reserva de energia;
Estrutural;
Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
O corpo armazena carboidratos em três lugares:
Fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.
CARBOIDRATOS:
A importância dos carboidratos em nossas refeições:
Os tecidos do nosso organismo necessitam de um suprimento diário de carboidratos na forma de glicose para desencadear todas as suas reações metabólicas. Mas o nosso organismo armazena pouco carboidrato.
Em alguns indivíduos os suprimentos retidos no fígado, nos músculos e no sangue são insuficientes para as necessidades diárias. Portanto, é importante suprir o organismo regularmente e em intervalos freqüentes para satisfazer as necessidades energéticas do corpo.
Dissacarídeos:
São açúcares simples compostos de dois monossacarídeos ligados. Uma reação de condensação ocorre quando dois monossacarídeos se combinam e então uma molécula de água é liberada. Para que sejam absorvidos é necessário que sejam hidrolisados e transformados em monossacarídeos. Os principais são:
Sacarose = glicose + frutose
Lactose = glicose + galactose
Maltose = glicose + glicose
Sacarose: É o açúcar comum de mesa. Provém dos vegetais e é encontrado no açúcar de cana, no açúcar da beterraba, no açúcar da uva e no mel. O açúcar invertido é um xarope feito a partir da sacarose, quando submetida ao aquecimento na presença de uma substância ácida (suco de limão ou ácido acético - presente em diversas frutas e no vinagre). A inversão do açúcar provoca a quebra da sacarose em glicose e frutose. Está técnica é utilizada pela indústria alimentícia para a fabricação de balas, doces e sorvetes, para evitar que a açúcar comum cristalize e dê ao produto final uma desagradável consistência arenosa.
CARBOIDRATOS:
Polissacarídeos:
São uniões de várias unidades de glicose, diferindo apenas no tipo de ligação. Os polissacarídeos são menos solúveis e mais estáveis que os açúcares mais simples. São conhecidos como carboidratos complexos.
Amido:
É a reserva energética dos vegetais. Encontrados em grãos, raízes, vegetais e legumes. É a principal fonte de carboidrato da dieta, sendo recomendado de 50 a 55% do total de quilocalorias seja proveniente dos carboidratos complexos. Os amidos de diferentes fontes alimentares tais como o milho, arroz, batata, tapioca, mandioca, trigo, são polímeros de glicose com a mesma composição química e suas características são determinadas pelos números de unidades de glicose.
...