TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração Muscular

Dissertações: Contração Muscular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 5

CONTRAÇÃO MUSCULAR

O esqueleto humano tem uma estrutura articulada constituída por 206 ossos, que fixam os músculos esquelético no corpo. Temos três tipos de músculos: o esquelético, cardíaco e liso.

O músculo esquelético é constituído por mais de 600 músculos que são responsáveis por todos os movimentos voluntários do corpo, atividades que vão desde andar até expressar sentimentos.

O músculo cardíaco é que formam as paredes do coração (órgão com várias cavidades localizado no centro do tórax) tendo como função bombear sangue para o corpo levando nutrientes e oxigênio para as células. No coração há um septo que divide-o no comprimento em dois lados o lado D e o lado E as valvas que se dividem em direita e esquerda e cada uma com um átrio e um ventrículo.

No lado direito encontra-se a valva tricúspide e o ventrículo direito, o sangue vai para valva pulmonar e adentra a artéria pulmonar, no interior do pulmão o sangue venoso é enriquecido com oxigênio. Inicia-se o caminho de volta para o coração através das veias cavas pulmonares, entra no átrio esquerdo atravessa a valva mitral chegando no ventrículo esquerdo passando pela valva aórtica e segue pelas diversas artérias e arteríolas até os capilares chegando as extremidades do corpo.

No músculo liso que compõem as paredes das arteríolas pode contrair ou relaxar permitindo a diminuição ou o aumento do diâmetro desses vasos, permitindo controlar a distribuição do fluxo sanguíneo, pelos diversos tecidos do corpo em situações fisiológicas distintas, como repouso ou exercício intenso.

O músculo liso também compõe a parede de todo tubo digestivo desde o esôfago e estomago até o intestino delgado e grosso. Os movimentos peristálticos fazem com que os alimentos se desloquem nos intestinos.

As células musculares esqueléticas prendem-se a tendões e através destes fixam-se aos ossos do esqueleto, cada músculo é formado por um conjunto de fibras circundadas por tecido conjuntivo e adiposo, devido as dimensões as células dos músculos esqueléticos são chamadas de fibras musculares, medem cerca de 100 micrometros de largura e podem ser longas, em outras podem alcançar até 4 cm de comprimento.

Se for observada em uma microscopia óptica a fibra esquelética apresenta estrias claras e escuras, que se repetem regulamente ao longo de toda fibra, durante a contração as estrias das fibras se aproximam e no relaxamento se afastam.

No interior da célula muscular existem muitas fibrilas com cores claras, escuras e linhas em uma miofibrila observa-se os sarcômero.

A miosina é a principal proteína dos filamentos grossos da banda A (anisotrópica) a banda I são de filamentos finos que se prendem a linha Z sendo a Actina a principal proteína dos filamentos finos, os filamentos finos de cada lado da banda Z adentram a banda A, onde os filamentos grossos de miosina se intercalam com os filamentos finos de actina.

Durante a contração os filamentos finos deslizam sobre os grossos provocando a aproximação das linhas Z (zwischenscheiben) e a diminuição das bandas I e zona H.

As moléculas de miosina grandes e em forma de bastão em uma de suas extremidades apresenta uma saliência globular.

A contração muscular inicia-se com a liberação dos íons cálcio do reticulo e a consequente elevação da contração deste íon no sarcoplasma permitindo a ligação do cálcio ao complexo troponina, que promove o deslocamento dos filamentos de tropomiosina, permitindo a interação entre a actina e a miosina, havendo uma diminuição da afinidade da miosina pelo ADP e fosfato fazendo com que os dois produtos da hidrolise de ATP se dissocie do sitio catalítico da miosina e do ATP simultaneamente a adisociação do fosfato, assim a cabeça da miosina se move e fecha o filamento de actina promovendo seu deslizamento sobre o filamento de miosina.

Após completar o movimento a cabeça de miosina fica fortemente presa a actina, para que a miosina se dissocie é necessário que o ATP se ligue novamente a ela, iniciando um novo ciclo. Se não houver ATP a miosina fica ligada a Actina uma situação chamada de Rigor.

A fibra muscular é envolvida por vasos sanguíneos e pelo sarcolema. Os túbulos T estão distribuídos de forma organizada ao longo do sarcolema, dentro da fibra encontra-se o reticulo sarcoplasmático que funciona como reservatório do íon cálcio, o reticulo sarcoplasmático se dilata formando as cisternas terminais que entram em contato com os túbulos T proveniente do sarcolema, este arranjo permite uma onda de despolarização que percorre o sarcolema e se espalhe instantaneamente na superfície da fibra até as cisternas terminais, comandando a liberação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com