TRABALHO SISTEMA MUSCULAR
Monografias: TRABALHO SISTEMA MUSCULAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alany • 1/4/2013 • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 5.283 Visualizações
Sistema Muscular •Novembro 25, 2009 • Deixa um Comentário
Introdução
O Sistema Muscular produz uma infindável variedade de ações usando os músculos como times coordenados. O tecido muscular cria movimentos corpóreos e também efetua processos internos, desde o batimento cardíaco e a movimentação dos alimentos através dos intestinos até o ajuste do diâmetro das artérias e a focalização do olho. O Sistema Muscular tem uma existência muito física, na qual o uso regular evita a perda e a lesão. Todavia, os músculos são inúteis sem o sistema nervoso para estimular e integrar suas atividades.
Nosso objetivo nesse trabalho é explicar de forma clara e objetiva sobre as principais características do sistema muscular sua função no nosso organismo e como ele é fundamental para nossa sobrevivência.
O que é Sistema muscular?
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano, temos aproximadamente 112 músculos na região frontal e 100 na região dorsal, juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar…
A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.
O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
O que compõe o Sistema Muscular?
Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estímulo nervoso.
Os músculos podem ser formados por três tipos básicos de tecido muscular:
Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo.
.
Quais as funções principais do sistema muscular?
Funções dos Músculos:
a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
Grupos Musculares:
Em número de nove. São eles:
a) Cabeça
b) Pescoço
c) Tórax
d) Abdome
e) Região posterior do tronco
f) Membros superiores
g) Membros inferiores
h) Órgãos dos sentidos
i) Períneo – é a região do corpo humano que começa, para as mulheres na
parte de baixo da vulva estende-se até o ânus. No homem, localiza-se entre o saco
escrotal e o ânus.
Distrofia Muscular
Conceito
Uma distrofia muscular progressiva, geralmente abreviada como DMP, é um grupo de patologias genéticas que atacam o tecido muscular. Cada uma varia em músculos afetados, velocidade de degeneração e idade do aparecimento, e atualmente são conhecidas mais de 30 variações.
Algumas DMPs também podem afetar outras regiões, como glândulas endócrinas, cérebro e causar problemas de deglutição. É uma doença herdada, e apesar de eventualmente meninas poderem herdar a doença, ela apenas se manifesta em meninos.
Sintomas e diagnóstico
Os principais sintomas são geralmente percebidos pelos responsáveis pela criança durante os primeiros anos de vida.
Nota-se que a doença afeta negativamente o desenvolvimento em relação às crianças não afetadas, como dificuldade para se manter em pé, andar, correr, subir escadas, quedas constantes e hipertrofia da panturrilha. Eventualmente, algumas crianças passam a andar na ponta dos pés e mantém uma posição de barriga para frente e ombros para trás, gerando um quadro de lordose.
Adicionalmente, pelo enfraquecimento e degeneração dos músculos, afeta também o sistema respiratório e causa problemas cardíacos, diminuindo muito a expectativa de vida dos diagnosticados para aproximadamente
...