Contração Muscular
Pesquisas Acadêmicas: Contração Muscular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rclaurindo • 17/4/2014 • 529 Palavras (3 Páginas) • 327 Visualizações
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, o coração ou o intestino.1
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de sódio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma, assim estimulando a liberação do cálcio que esta armazenado no Retículos Sarcoplasmáticos ou RS presentes no sarcoplasma (citoplasma da célula muscular). Em termos científicos, as etapas são:
Despolarização do sarcolema;
estimulação do retículo sarcoplasmático e
ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).
Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.
O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
Índice [esconder]
1 Tipos de Músculos
2 Densidade do tecido musculoso com a do tecido adiposo
3 Fisiculturismo
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externas
Tipos de Músculos[editar | editar código-fonte]
Tipos de músculo.
Existem três tipos de músculo2 o que equivale a cerca de 20 por cento de eficiência de 250 watts de saída mecânica. A produção de energia mecânica de uma contração cíclica pode depender de muitos fatores, incluindo tempo de ativação, a trajetória de tensão muscular, e as taxas de aumento e diminuição da força. Estes podem ser sintetizados experimentalmente usando análise do loop do trabalho.
Densidade do tecido musculoso com a do tecido adiposo[editar | editar código-fonte]
A densidade do tecido muscular esquelético de mamíferos é de cerca de 1,06 kg/litro.3 Isto pode ser contrastado com a densidade do tecido adiposo (gordura), que é de 0,9196 kg/litro.4 Isso faz com que o tecido muscular seja aproximadamente 15% mais denso do que o tecido da gordura.
Fisiculturismo[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Fisiculturismo
Fisiculturismo é o esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular, através de treinamento
...