Criacionismo x Evolucionismo
Por: geraldinhodinho • 30/8/2016 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 762 Visualizações
Luan Dias Saba
Título da resenha: Ciência absoluta
Artigo: Defendendo a ciência (Marcelo Gleiser) – Folha de S. Paulo, 13 de fevereiro de 2011
No artigo “Defendendo a ciência”, Marcelo Gleiser mostra seu ponto de vista acerca da origem do homem, defendendo veementemente a ciência e a teoria evolucionista. Gleiser argumenta contra a religião e o criacionismo, trazendo exemplos de contradições religiosas para reforçar suas ideias.
A principal crítica do artigo é a banalização da ciência. Gleiser não questiona o estudo do criacionismo na escola, desde que ele seja feito como um fenômeno cultural. Porém, o autor contesta a maneira com que a religião busca introduzir a teoria criacionista nas escolas, tentando fazer dela uma teoria científica para confrontar o evolucionismo, que, segundo ele, já é comprovado e é precursor de estudos científicos feitos para o desenvolvimento de elementos do nosso dia a dia, como os antibióticos.
Ao falar da introdução do ensino do criacionismo nas escolas, Gleiser levanta um ponto polêmico nos currículos escolares públicos e privados. O estudo da religião é permitido em qualquer escola brasileira. Porém, quase sempre, a única religião que é levada aos alunos é a cristã. Sendo um estado laico, o Brasil deveria incentivar o estudo de, ao menos, as principais religiões do mundo.
Por fim, Gleiser é sensato ao reconhecer as limitações da ciência, não deixando de valorizar o trabalho feito pelos cientistas, que buscam observar o mundo que está ao nosso redor para desvendá-lo. Gleiser deixa claro que a ciência não pode ser vista como dona da verdade, ressaltando que sempre haverá incertezas para serem estudadas.
...