Criação Alternativa
Pesquisas Acadêmicas: Criação Alternativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigo3426 • 17/10/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 710 Visualizações
Animais Selvagens/ São aqueles nativos de vida livre que vivem toda ou parte dela no pais de origem ou em suas águas. Exemplos: sagüi, onça, morcego, tamanduá, papagaio. Animais Silvestres/ São aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente. Exemplos: mico, quati, ema, arara, jibóia, jacaré, jabuti. Animais Exóticos/ São aqueles que pertencem a países estrangeiros. Exemplo: leão, zebra, elefante, urso, píton, ferret. Animais Domésticos: São aqueles que vivem ou são criados em casa, e que sofreram um processo continuo e sistemático de domesticação. Exemplos: cavalos, cães, gatos, galinhas, pato. Sistema de Criação: Sistema Semi-Extensivo: Os sistemas semi-extensivo e intensivo são o mais usuais no Brasil, consistem em ambientes totalmente cercados, o primeiro, no entanto possui uma área maior conseqüentemente uma menor interferência humana, já que há uma maior disponibilidade de alimento. Sistema extensivo: Os animais vivem soltos na natureza, para isso é necessário uma grande extensão de terra. O manejo é feito apenas com o fornecimento de cevas, ou seja, fornecimento de complementos alimentares em pontos previamente determinados para atrair os animais e facilitar o relacionamento. O custo do sistema é bem econômico, duas pessoas são o bastante para cuidar 1000 animais. Sistema Intensivo: Os animais ficam confinados, sendo ideal para propriedades pequenas. O alto custo com instalações, mão-de-obra e alimentação, são os maiores inimigos da metodologia.
Capivara/ Hábitos: vive em manadas e tem hábitos noturnos. De manhã descansa na sombra, à tarde gosta de nadar e à noite sai para alimentar-se. O grupo anda sempre em trilhas fixas, caminhando em fila, um com a cabeça sobre a anca do outro. Parada, adota um postura incomum entre os mamíferos: fica sentada, como o cão. Em terra é lenta, por isso, nunca se afasta dos rios ou lagos, onde convive bem com bois, cavalos ou mesmo jacarés (perigosos para os filhotes). Gestação: período de gestação varia de 119 a 125 dias; 4 a 6 filhotes por ano, podendo chegar a 8. Cio: O cio se repete entre 14 e 121 dias e dura vinte a 26 horas. Produção: 160 terminações por ano, peso médio 20 kg, produção total 3200 kg. Manejo: Numeração: brincos/piques nos adultos e piques nos filhotes (feita no desmame); Controle individual de nascimentos/partos, se possível; Desmame e sexagem : a partir dos 5 kg PV; Abate: abater machos primeiro a partir dos 30-35 kg; máximo geral 45 kg (evitar fêmeas prenhes). Paca/ Produção: Para produção das pacas devem ser criados grupos. A formação do grupo de ser lenta colocando sempre apenas um macho para cada grupo de fêmeas. O número de animais por grupo vai depender do tamanho do criadouro. Gestação: É de aproximadamente 115 a 157 dias, podendo ocorrer até duas por ano. A paca dá a luz a uma cria por parto. Cio: 5 a 7 dias pós-parto. Manejo: É necessário que a formação do grupo seja lenta e progressiva, procurando estabelecer-se, inicialmente, a aproximação dos animais, seguida de soltura acompanhada. A composição recomendável do grupo é de apenas um macho e um número de fêmeas proporcional às dimensões do recinto. Sistema de Criação: O criadouro deve ficar em local com sombra e plano. Para um grupo de um macho e duas fêmeas, a área deve medir no mínimo 20 m2 e cercada com tela com 1,50 m de altura com baldrame de 0,60 m de profundidade, para se evitar fugas. Cada animal deve ter seu abrigo feito de alvenaria ou tubo de concreto. A construção de um tanque para os animais se banharem facilita o manejo dos animais tornado-os mais dóceis e ajudando em seu desenvolvimento.
Cutia/ Hábitos:
...