Curso De Unhas
Exames: Curso De Unhas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelenfs1985 • 10/7/2014 • 10.013 Palavras (41 Páginas) • 544 Visualizações
CARAS ALUNAS
Você está iniciando neste momento o Curso de Manicure e Pedicure – Unhas decoradas (nível completo), ocupações que oferecem boas chances para obter uma vaga no mercado de trabalho, pois fazem parte dos cuidados pessoais que tanto mulheres como homens valorizam nos dias de hoje.
É possível que você já saiba algumas coisas sobre o assunto, por ter experimentado “fazer suas unhas”, de seus conhecidos e algumas já tenham trabalhado ou trabalham como manicure.
Nossa proposta é que, com este curso, você possa aprender as técnicas dessa atividade ou aprimorar seus conhecimentos sobre elas, passando a ter uma visão mais organizada daquilo que um bom profissional da área precisa.
Aproveite o curso para refletir, escrever, criar, discutir, relacionar-se com as colegas. Tudo isso fará diferença quando você estiver trabalhando.
Vamos às aulas!
UNIDADE 1
Vamos saber um pouco mais sobre unhas...
UNHAS
NATUREZA QUÍMICA
A unha é composta por:
#Nitrogênio
#Cistina (a proteína responsável pela dureza das unhas)
#Enxofre
#Traços de metais
#Lipídio (gordura): O colesterol é o principal lipídio, possuindo também efeito plastificante.
#O contato com produtos que contenham solventes (detergentes, sabonetes, etc.) ocasionou a perda de lipídio, resultando em unhas secas e quebradiças.
#Água: em concentração entre 7 a 12%, é o principal plastificante. Sua baixa concentração auxilia também nas durezas das unhas. No extrato córneo da pele, a concentração de água é de 15% a
25%.
O formato da unha e as três partes distintas
As unhas deixam menos sensíveis as extremidades dos dedos, regiões ricas em terminações nervosas.
Sem elas, os nossos dedos poderiam doer ao tocar o teclado de um computador ou exercer qualquer outra atividade manual.
As unhas apresentam forma quadrilátera, são esbranquiçadas e possuem três partes distintas:
Corpo: é a parte visível da unha, de forma “convexa” e em constante crescimento.
Raiz: é a parte invisível da unha, ou seja, a parte encravada na derme e coberta pela cutícula.
Lúnula ou meia-lua: é a região esbranquiçada em forma de meia-lua, considerada com unha em crescimento.
As unhas crescem aproximadamente de 3 a 5 mm por mês. O crescimento delas se dá com mais rapidez no verão de que no inverno. As unhas das mãos desenvolvem-se mais rapidamente que as dos pés.
MATRIZ
Conhecida como raiz da unha, a matriz compõe-se de células germinativas em constante reprodução (mitose), o que explica o crescimento da unha. Situa-se abaixo da prega supra-ungueal, sendo incessantemente irrigada pelos vasos sanguíneos superficiais da derme.
CUTÍCULA
A cutícula é considerada uma produção cutânea (ou epidérmica) que bordeja a unha, indicando a separação entre a parte visível (corpo) e a parte invisível (raiz). Ajuda a proteger a raiz contra infecções e lesões. Ela é a proteção da unha, por isso só deve ser retirada com permissão da cliente.
FRACAS
Unhas fortes ou fracas dependem de diversos fatores internos e externos. Finalmente, as unhas fracas podem ser decorrentes de onicopatias diversas, em que a identificação e o diagnóstico passam despercebidos ao leigo. Recomendamos, em casos de suspeita, procurar um dermatologista ou clínico-geral para um perfeito diagnóstico e solução.
MANCHADAS
As manchas esbranquiçadas que notamos em algumas unhas são devidas a queratinização incompleta da derme. Segundo alguns especialistas, as manchas (não confundir com a meia-lua) são bolhas de ar que penetram nas unhas durante sua formação.
ROÍDAS
#Causas
A ansiedade em excesso é a principal causa que leva as pessoas a roerem as unhas, descubra como controlar esse sentimento e abandone de vez este hábito.
No caso de pessoas que roem as unhas, só é possível resolver a situação quando elas forem capazes de controlar sua ansiedade. Muitas vezes, estar ansioso é a ponta do iceberg, por trás podem estar outros sentimentos como: insegurança, angústia, desconforto, medo ou excesso de cobrança (às vezes, vários sentimentos associados).
#Conseqüências
Sempre úmidas, as mãos são um prato cheio para o aparecimento das micoses. Como se não bastasse esse festival de seres microscópios, algumas pessoas ainda engolem pedaços de unhas.
Essas lascas se acumulam no fim do intestino grosso, contribuindo para o desenvolvimento de infecções e, até mesmo, da apendicite.
#Como parar?
●Procure ajuda psicológica;
●Faça exercícios;
●Faça as unhas, quando elas estão pintadas com esmalte, o cuidado para não
...