DIVERSIDADE BIOLÓGICA DOS PROTOSTOMADOS
Por: Fellipe Êh Denise • 17/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 607 Visualizações
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFRJ
1a. Avaliação a Distância – 2016/1
Disciplina: DIVERSIDADE BIOLÓGICA DOS PROTOSTOMADOS
RESPOSTAS:
Questão 1.
a) Animais protostomados são animais em que o blastóporo inicialmente forma a boca, o ânus surge posteriormente como uma neoformação. Pertencem a esse grupo os anelídeos, os moluscos e os artrópodes.
b) São os Deuterotomados, em que o blastóporo forma o ânus, e a boca é formada depois. Exemplos de deuterostomados são os equinodermos e os cordados.
Questão 2.
a) O filo representa as esponjas e nela encontram-se três tipos de arquitetura corporal.
• Aquitetura corporal asconóide – sua organização tem o tipo mais simples, nela a água passa através de poros dérmicos microscópicos e chega a uma grande câmara chamada átrio, que é liberada por um único ósculo de grande tamanho, os flagelos produzem a corrente de água que passa pelo corpo da esponja e o átrio é revestido por coanócitos. A asconóide encontra-se apenas na classe Calcarea.
• Aquitetura corporal siconóide – seu corpo é similar ao asconóide, porem com uma complexidade maior. A siconóide possui sua a parede do corpo mais complexa e expressa, com canais radiais revestidos por coanócitos, onde esses canais abrem no átrio, e é revestido com células com características epiteliais e com um único ósculo presente. A siconóide encontra-se nas classes Calcarea e Hexactinellida.
• Aquitetura corporal leuconóide – entre as três é a mais complexa. Nela encontrasse presentes numerosas câmaras flageladas ou de coanócitos,em que terminam em canais derivado de poros dérmicos de onde partem canais que se abrem em numerosos ósculos. Na Leuconóide encontra-se presente em todas as classes (Calcarea, Hexactinellida e Demospongiae).
Entre as três o mais eficiente para a obtenção de alimento é a leuconóide, pois permite um aumento das superfícies flageladas em comparação ao volume da esponja.
b) Os radiatas possuem um nível de organização bem mais complexo que os poríferos, chamado de celular-tissular, que representa à agregação de células similares em camadas definidas para a formação de tecidos.
Questão 3.
Esponja – Tem simetria radial, quando passamos um plano longitudinal, pelo centro do corpo, dividi-se o animal em partes iguais. São fixas a substratos imersos em sua fase adulta, e também são coloniais, explora pouco o ambiente ao seu redor. Água-Viva - Tem simetria é radial primária, suas partes do corpo ficam arranjadas em volta do eixo que
passa pela boca, de forma concêntrica. Esse filo possui morfologia pólipos e medusas, com as medusas de locomoção mais lenta sendo, exploram o ambiente através de a utilização seus tentáculos devido terem células nervosas, sensoriais e células especiais para imobilização e captura de suas presas, por isso são predadores eficazes. Planária – tem simetria bilateral, com a divisão de seu corpo em duas porções podem ser equivalentes ou especulares ao longo do plano sagital, devido a essa simetria sua movimentação é muito melhor podendo explorar todo o ambiente a sua volta.
Questão 4.
a) A forma medusóide refere-se a As medusas são indivíduos cnidários que são adaptados para flutuar livremente (são de vida livre), seu corpo possui um formato de “guarda chuva”, e nele contem boca tentáculos voltados para baixo.
Já a forma polipóide são indivíduos cnidários com adaptações para viveres fixados nos substratos substrato, (são de vida séssil) com o corpo em formato tubular, sua boca com tentáculos diferentemente da medusóide fica voltada para cima.
b) Existem duas hipóteses em relações filogenéticas entre as classes, e em ambas, a base principal é ter conhecimento se o cnidário original possuía um formato polipóide ou medusóide, diante disso se ele esta sendo originalmente bentônico ou planctônico.
Em ma hipótese considera-se que a forma polipóide teve seu surgimento primeiramente no cnidário ancestral, assim então tornando a característica medusóide derivada. Nessa hipótese o cnidário ancestral seria bentônico, fazendo com que as três classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa, aderissem a forma de medusa no seu ciclo de vida, e posteriormente surgissem a classe Anthozoa.
Já a outra hipótese é completamente contrária a essa, onde a forma medusoide apareceu primeiro e a polipoide veio posteriormente no cnidário ancestral, assim cnidário original possuiria uma fase medusóide que
...