DNA
Por: Diegodo23 • 12/5/2018 • Dissertação • 874 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
O que é DNA:
DNA é o composto orgânico que contém as características genéticas dos seres vivos. É a partir dessas informações contidas no DNA que todas as nossas células se reproduzem e que todas as nossas características herdadas dos ascendentes se manifestam.
O DNA é a sigla do termo ácido desoxirribonucleico, que é a maior macromolécula celular, sendo formado a partir da união de compostos químicos chamados de nucleotídeos.
Esses nucleotídeos são polímeros constituídos de uma molécula de açúcar com cinco carbonos, um fosfato... No caso do DNA nitrogenada, o açúcar referido se trata da desoxirribose e as bases nitrogenadas, que podem ser púricas ou pirimídicas, são a adenina, guanina, citosina e a timina. Nesse sentido, as duas primeiras são as púricas e as duas últimas às pirimídicas. A molécula de DNA é estruturada em cadeias, variando de organismo para organismo, como cadeia simples, dupla e em casos raros triplos.
Em quase todos os organismos celulares o DNA está organizado na forma de cromossomos, situados no núcleo celular. O DNA é o responsável pela transmissão das características genéticas (cor dos olhos, pele, cabelo...) entre os seres vivos. O DNA é o responsável pelas características genéticas serem transmitidas de geração em geração.
O que é Clonagem:
A Clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas, seres vivos... Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.
A clonagem ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut. Em 2001 um médico italiano, chamado Severino Antinori teve a intenção de clonar num ser humano, o que causou grande agito na sociedade cientifica, entretanto esse caso não foi confirmado.
Clonagem e suas aplicações:
A clonagem nos dias de hoje já é utilizada na agricultura em plantas e também em testes em seres vivos com sistema mais simples.
A clonagem em plantas é uma pratica muito comentada na tentativa de melhorar o vegetal. As plantas originadas são todas geneticamente iguais às plantas que a deram origem.
A clonagem na agricultura é um processo muito utilizado nos dias de hoje. Praticamente todas as culturas de larga escala são de indivíduos clonados. Todo esse processo tem a finalidade de gerar um produto de maior qualidade para o plantio.
No Brasil o primeiro mamífero clonado foi à bezerra Vitória, da raça simental (leiteira) conduzida por Rodolfo Rumpf, pesquisador da EMBRAPA de Brasília. Ate o momento a Embrapa fez experimentos apenas em bovinos, mas segundo Rodolfo deverá ser incluído caprino e ovino.
Em seres humanos a clonagem é muito mais complexa, pois envolve questões étnicas e o sistema é muito mais complexo.
Os cientistas têm muitas esperanças com relação à clonagem na cura de doenças, porem esbarram em parâmetros éticos. Mas acreditam que no futuro a clonagem possa produzir células de órgãos ou até órgãos inteiros, salvando a vida de muitas pessoas e diminuindo a fila dos transplantes. Que também possa utilizar células do próprio organismo no lugar de implantes mamários, clonando as células de gordura, por exemplo. A clonagem de seres humanos poderá solucionar os casos de infertilidade e até evitar que crianças nasçam com defeitos genéticos. Espécies de animais com risco de extinção podem ser clonadas.
...