Extração De Dna Em Frutas
Ensaios: Extração De Dna Em Frutas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryen • 15/6/2013 • 470 Palavras (2 Páginas) • 1.633 Visualizações
EXTRAÇÃO DE DNA DE FRUTA
INTRODUÇÃO
A cultura da banana (Musa spp) ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas e consumidas no Brasil e a terceira posição em área colhida. As diversas camadas da população brasileira consomem banana (Musa spp), não só como sobremesa, mas como uma fonte alimentar. Todavia, a parcela da renda gasta com a aquisição deste produto é de 0,87% do total das despesas com alimentação.
Para essa experiência, utilizamos a banana (Musa spp), pelo fato de ter várias cópias de cromossomos em cada célula. As membranas, celular e nuclear são compostas principalmente por lipídios. As proteínas encontram-se aprisionadas na bicamada lipídica que foram quebrada através da maceração. As paredes celulares das células vegetais são compostas essencialmente por polissacarídeos. As pequenas estruturas celulares são compostas por substâncias com diferentes propriedades químicas, pelo que os procedimentos experimentais devem ser definidos de modo a separar um determinado constituinte celular das restantes partes, sem causar muitos danos.
O detergente dissolve as membranas lipídicas além de desintegrar os núcleos e os cromossomos das células da banana, liberando o material genético. Com a ruptura das membranas, o conteúdo celular, se solta e se dispersam na solução. A adição de sal proporcionou o isolamento do material genético a precipita na solução aquosa.
O álcool gelado, além de proporcionar uma mistura heterogênea (bifásica), em ambiente salino, faz com que as moléculas do material genético se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada.
OBJETIVO
Extrair o DNA da banana (Musa spp) e observar o momento de sua extração.
MATERIAIS UTILIZADOS:
• Becker 50 ml
• Filtro de papel ou peneira
• Saco plástico
• Banana
• Detergente
• Sal
• Álcool etílico a 96% gelado
PROCEDIMENTOS
Cortamos um pedaço de banana, colocamos em um saco plástico e maceramos quebrando a parede celular da celula. (FIG 1e2)
Adicionamos uma colher de detergente junto com a fruta macerada, misturamos bem e deixamos em repouso por 10 minutos. Para que o detergente quebre a membrana e o conteúdo celular se soltasse e se dispersasse na solução. (FIG. 3 e 4)
Em seguida adicionamos uma colher de chá de sal e misturamos. O sal usado vai possibilitar que as moléculas de DNA aparecessam através da precipitação das proteínas. (FIG. 5)
Colocamos uma peneira em um Becker e filtramos a mistura. (FIG. 6 e 7)
Adicionamos
...