Definição De Arte
Trabalho Escolar: Definição De Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gataroqueira • 4/11/2013 • 336 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
A arte é compreendida como a atividade humana com características criativas e estéticas; porém sempre houve discussão acerca de seu real conceito; uma vez que muitas pessoas a viam como uma forma de criação, já outras, como uma forma de imitação. Durante o Renascimento, o conceito de arte ficou dividido entre: a pintura, a literatura, a escultura, a arquitetura e a música; e o sentido utilitário: cerâmica, tapeçaria e etc.
Em toda criação artística podemos perceber a ação do homem e suas influências de estilo e culturais. Tais influências fizeram com que a arte fosse subdividida em estilos: barroco, gótico, romântico etc.
A arte está ligada aos movimentos culturais de determinadas épocas, por isso ela foi se modificando no decorrer da história, sendo assim, podemos dizer que sua divisão se dá a partir da divisão dos períodos da história. Nessa perspectiva, podemos dividir a arte em: arte da Antiguidade, medieval, do Renascimento e a arte moderna.
Nesta seção você encontrará artigos que trazem informações sobre todos os tipos de manifestações artísticas. Faça bom uso deste material.
A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião. No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas.
A escultura, como é conhecida atualmente, surgiu no Oriente Médio, foi uma das últimas artes a serem desenvolvidas durante a Idade Média, talvez pelo apelo sensual.
A Grécia Clássica é o berço ocidental da arte de esculpir, desde os seus primeiros artefatos em mármore ou bronze a partir do século 10 a.C., até o apogeu da era de Péricles, com as esculturas da Acrópole de Atenas. Posteriormente, os romanos aderiram à cultura clássica e continuaram a produzir esculturas até o fim do império, difundindo o trabalho em mármore por todo o império.
Foi no Renascimento que a escultura se destacou, com a famosa estátua de Davi, de Michelangelo. Donatello e Verocchio foram outros mestres importantes do período. Entre os séculos XIX e XX, destacam-se os artistas Constantin Brancuse e August Rodin, dois mestres da escultura que influenciaram vários outros artistas.
...