Descrição da Contração Muscular
Artigo: Descrição da Contração Muscular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LalaSilva • 31/12/2014 • Artigo • 219 Palavras (1 Páginas) • 235 Visualizações
Descreva o fenômeno de contração muscular
A contração muscular é um movimento voluntário que se inicia pela libertação da acetilcolina (mensageiro), que passa pelo neurónio e, através do axónio, atua nos recetores do sarcolema promovendo a despolarização.
O potencial de ação prolonga-se pela membrana até aos túbulos T, o que liberta o cálcio presente no retículo sarcoplasmático.
O cálcio libertado para o citoplasma liga-se à troponina, dando origem à troponina C, o que provoca uma alteração da configuração das sub-unidades da troponina e consequentemente leva à deslocação da tropomiosina, fazendo com que os locais ativos da actina fiquem expostos.
Isso permite que a cabeça da miosina se ligue ao lado ativo da actina e que ocorra a hidrólise que divide o ATP em ADP e Pi e transforma a energia química em energia mecânica.
Quanta esta energia mecânica é produzida, permite o deslizamento da actina sob a acão da cabeça da miosina. A contração ocorrida expõe o local de ligação do ATP à cabeça da miosina, levando à ligação de uma molécula de ATP e à libertação do filamento da actina.
Com esta ação o músculo volta ao estado de repouso.
Todo este processo ocorre na sequência de um impulso nervoso contínuo e repetitivo, criando um ciclo que alterna entre músculo em repouso -> músculo em contração -> músculo em repouso, enquanto houver cálcio e ATP.
...