Desenhando O Modelo
Dissertações: Desenhando O Modelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marciocorrea36 • 3/5/2014 • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 409 Visualizações
Desenhado o modelo para a visualização da organização, resta saber em que contexto ela existe e funciona. As organizações não são absolutas, elas operam em um ambiente que as envolve e as rodeia.
Denominamos ambiente a tudo aquilo que envolve externamente a uma organização. É o contexto dentro do qual existe a organização.
Para operacionalizar o conceito de ambiente, definiremos duas formas ambientais: ambiente geral (macro ambiente) e ambiente de tarefa (micro ambiente).
Ambiente geral ou macro ambiente.
É constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral.
Esses fatores compõem um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se cruzam, se chocam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações, instabilidade e mudanças.
Por decorrência, a complexidade e a incerteza respeito das situações e circunstâncias que são criadas. O cenário ambiental influencia poderosamente as organizações, afetando-as com maior ou menor impacto e criando condições mais ou menos favoráveis.
Seu efeito é genérico e abrangente para todas as organizações. Forças que afetam o ambiente geral ou macro ambiente: variáveis econômicas, tecnológicas, sociais, políticas, legais, culturais, demográficas.
Ambiente de tarefa ou micro ambiente
O ambiente de tarefa é o ambiente mais próximo e imediato da organização. É o ambiente específico de cada organização. Cada organização tem seu próprio ambiente de tarefa, do qual obtém suas entradas e no qual coloca suas saídas ou resultados. Assim, no ambiente de tarefa estão as entradas e saídas do sistema, ou seja, fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc.) de um lado, e os clientes ou consumidores de outro lado.
Em seu ambiente de tarefa estão os concorrentes (que disputam com ela tanto suas entradas como saídas) e as entidades regulamentadoras (como sindicatos, órgãos fiscalizadores, entidades reguladoras, etc.) que impõem condições, restrições e limitações à atividade organizacional.
É no ambiente de tarefa que a organização cria seu nicho de operações e estabelece seu domínio.O domínio define as relações de poder e dependência com relação aos elementos ambientais.
O ambiente de tarefa oferece recursos, meios e oportunidades. Impõem também demandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças à organização.
A organização bem sucedida é capaz de coordenar o trabalho dos indivíduos e grupos que executam as tarefas, de maneira que permita ao sistema total operar dentro das restrições, responder às demandas e tirar vantagem das oportunidades que surgem no ambiente.
A primeira característica do ambiente é o crescimento da complexidade. A segunda é a permanente mudança. Daí decorre a terceira, que é a incerteza que a organização tem a respeita daquilo que ocorre no ambiente. Com o advento da tecnologia da informação, da globalização dos mercados, o mundo virou uma enorme aldeia global. A competição passou de nacional a regional e depois a internacional. Os fenômenos que ocorrem em qualquer parte do mundo passam a influenciar todas as demais partes com rapidez. Se antes o concorrente ficava na outra esquina, agora ele fica em vários outros paises do mundo que nem sequer conhecemos. Se antes o mercado era local ou municipal, agora é global e mundial.
As organizações não estão preparadas para processar as informações para mapear, perceber e interpretar seus ambientes para guiar suas decisões e ações.
Forças que afetam o ambiente de tarefa ou microambiente: fornecedores de recursos, concorrentes quanto a fornecedores e clientes, clientes (usuários e consumidores), agências regulamentadoras.
O ambiente de tarefa pode ser abordado quanto ao seu dinamismo, ou seja quanto a sua instabilidade ou instabilidade. Quando o ambiente se caracteriza por poucas mudanças ou mudanças leves e previsíveis, ele se denomina ambiente estável ou estático.
Quando se caracteriza por mudanças rápidas e imprevistas, ele se denomina mutável ou instável. Quando a mutabilidade é muito forte, se aproxima da turbulência. Na realidade são duas situações extremas:
1. Ambiente de tarefa estável
É um ambiente conservador e previsível, permitindo reações padronizadas e rotineiras (repetitivas). Esta pode usar o modelo burocrático (mecanístico) para estabelecer regras e regulamentos de rotina para as atividades de seus departamentos, pois seus clientes, fornecedores, agentes reguladores quase nunca mudam as ações e reações. As principais características das organizações bem sucedidas nesse tipo de ambiente são a rotina e o conservantismo. Hoje são pouquíssimas as organizações que mantém um ambiente de tarefa estável e estático, no qual pouco muda nas regras do jogo com fornecedores, clientes e concorrentes.
2. Ambiente de tarefa mutável e instável
É um ambiente dinâmico, mutável, imprevisível e turbulento e impõe reações diferentes, novas e criativas nas organizações. A organização precisa utilizar o modelo orgânico de organização para proporcionar reações adequadas às coações ambientais, às quais precisa enfrentar, e as contingências que ela não consegue prever. As principais características das organizações bem sucedidas neste tipo de ambiente são a mudança e inovação permanente.
Organização
Ambiente de tarefa
Outras organizações clientes
...