Desigualdade social
Resenha: Desigualdade social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: acost • 29/5/2014 • Resenha • 206 Palavras (1 Páginas) • 305 Visualizações
A desigualdade social que se manifesta pela crescente concentração de renda, acarretando pobreza e exclusão social, constitui um desafio para garantir os direitos de saúde da população. Este quadro exige um esforço ampliado de todos os setores da sociedade em busca de uma atenção à saúde que, além de oferecer uma maior cobertura, um dos reconhecidos avanços do SUS, assegure um tratamento com qualidade, humanizado, integral e contínuo.
Os grandes desafios para o Estado são a promoção da equidade na atenção à saúde, que reduza as desigualdades regionais e amplie a oferta de ações de saúde aos grupos populacionais mais vulneráveis, e a ampliação do acesso, de forma a garantir a universalidade.
Resumindo na pratica como o serviço ainda não é exercido de forma completa acaba aumentando as desigualdades sócias pela falta de acesso a grande parte da população e por diversas vezes pela falta de qualidade, porem se funcionar com esta escrito que teria que funcionar seria um grande salto na afirmação de cidadania de todos, pois o direito a saúde, especialmente sob a ótica da qualidade de vida, exige também que a superação das desigualdades envolva o acesso democrático a alimentos, medicamentos e serviços que sejam seguros e que tenham sua qualidade controlada pelo poder público.
...